Musculação. Ativação Muscular: Como montar programas

De 28 de Março de 2009 até 28 de Março de 2009
Brasil, São José dos Campos-SP.

Realização: Infocc: Instituto de Formação Continuada por Competências

http://www.infocc.com.br

Endereço

UNIVAP
Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova

Programa

Apresentação

Muitas são as evidencias cientificas que apontam a musculação como uma excelente estratégia, não apenas para aqueles que pretendem ganhar massa muscular, como também para as pessoas interessadas em melhorar a sua qualidade de vida. Existem muitos estudos eletromiográficos que analisam os principais exercícios utilizados na musculação. Os resultados são surpreendentes! Eles nos abrem caminho para tornar nossos programas mais eficientes e seguros.

 

Objetivo

Oferecer instrumentos para análise dos movimentos mais utilizados para montagem de treinamento de musculação.

 

Aplicação do Conteúdo

Na montagem de programas de treinamento todas as variáveis devem ser cuidadosamente avaliadas e discutidas com o aluno, para garantir o sucesso do programa.

 

Professor

Julio Cerca Serrão: Licenciado 1993 em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo EEFE-USP. Mestrado 1996 em Ciências da Motricidade pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista. Doutorado 1999 e livre-docência 2007 pela EEFE-USP. Atualmente é professor associado da EEFE-USP, onde exerce a coordenação do Laboratório de Biomecânica e a presidência da Comissão de Graduação. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biomecânica. Sua linha de pesquisa envolve a Biomecânica do Esporte, a Biomecânica da Locomoção, a Biomecânica do Exercício, e a Biomecânica do calçado. Ocupa a posição de Editor-chefe da Revista Brasileira de Biomecânica.

 

Programação

Ativação muscular no exercício: uma das chaves do sucesso dos programas de musculação. Eficiência do exercício. Implicações do recrutamento muscular. Análise prática dos principais exercícios de musculação. A sobrecarga gerada nas atividades aeróbias e a prevenção das lesões. Ajustes da intensidade mecânica do exercício e a individualização dos programas de treinamento: adequação às características e necessidades de alunos iniciantes e avançados.

 

Carga Horária

Total 8 horas Aula. Dia 28 de março, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.


Realização: Infocc: Instituto de Formação Continuada por Competências