Desporto e Religião

De 11 de Janeiro de 2024 até 12 de Janeiro de 2024

Realização: Luísa Ávila da Costa e Constantino Pereira Martins

https://anpof.org.br/agenda/eventos/chamada-de-artigos--desporto-e-religiao--antiguidade-modernidade-e-contemporaneidade

Endereço

Faculdade de Desporto, Universidade do Porto
Porto, Portugal

Programa

A questão da Fé, da Religião e de Deus, tem permanecido um pouco à margem dos grandes debates da filosofia do desporto. Na atualidade habitamos o enorme paradoxo de, por um lado em termos globais, e no mundo ocidental em particular, a questão da espiritualidade ter tido um tratamento massivo, reflexo do vazio niilista do Séc. XX que se acentuou, mais recentemente, no pós COVID-19, por outro lado assistimos, aparentemente, a um afastamento progressivo das estruturas religiosas fortemente institucionalizadas. Ainda assim, e independentemente das causas ou conjunto complexo de circunstâncias que possam ajudar a compreender a contemporaneidade, o facto é que a religião é um espaço relativamente negligenciado quando pensamos no desporto. E, quando é considerado, tende a focar temáticas associadas à performance, por exemplo na relação com o Islão, no seu vestuário, restrições nutritivas, ou calendário diário ou anual, ou então desagua num debate sobre a tolerância que fica tantas vezes refém da mais profunda superficialidade. Se o iilismo, secularismo e cientificismo da nossa época nos empurra o tempo para uma era hipertecnológica onde o próprio tempo está ameaçado de fragmentação, a religião aproxima-se de uma percepção tribal e irracional, como que pré-histórica, deixando as instituições e os crentes entre a total vulnerabilidade e a radicalidade. Sendo os extremismos fanáticos uma das faces escuras da religião (assim como do desporto), o que propomos como espaço de encontro é um debate e reflexão aberto, mas exigente no cuidado de pensar a profundidade e complexidade que nos unirá nestes dois dias no Porto.

A conferência DESPORTO E RELIGIÃO, focada na relação entre Filosofia e Desporto, procura constituir-se num horizonte de reflexões e contribuições de todo o espectro do conhecimento académico, promovendo-se a partilha de pesquisa, pensamento e prática. A conferência terá um espírito livre e aberto, mas incentiva a submissão de propostas, apenas como indicação, nos seguintes temas:

1. Filosofia da religião e o desporto

2 Arte, Religião e Desporto

3 Fé

4 Divulgação de autores e seu pensamento

5 Deus, imanência e transcendência

6 Desporto e tolerância

7 Teologia, textos sagrados e o desporto

8 Religião, modernidade e antiguidade

9. O corpo nas religiões e no desporto

10 Misticismo e autores místicos

11 Ecumenismo, religiões e diversidade

12 Religião, estética e cultura

13 Desporto e espiritualidade

14 Casos de estudo

15 História do desporto e história da religião


Realização: Luísa Ávila da Costa e Constantino Pereira Martins