Esporte e Diversidade Cultural

De 30 de Agosto de 2022 até 2 de Setembro de 2022
Brasil, São Paulo-SP.

Realização: Sesc-sp

https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?search=esporte%20e%20diversidade

Endereço

SESC Pompéia e SESC Itaquera
R. Clélia, 93 - Água Branca / Av. Fernando do Esp.Santo Alves de Mattos, 1000 - Itaquera

Programa

30/8, terça, das 19h às 21h - Coletividade, território e práticas corporais 

Roda de conversa online sobre diversidade, esporte e abordagens pedagógicas a partir da perspectiva dos territórios e comunidades. 

Transmissão pelo Youtube do Sesc São Paulo 

Convidados/as: 

- Ednéia Teles, indígena do povo Arapasso. Coordenadora do Departamento de Juventude na Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer. Uma das fundadoras do Campeonato Feminino de Futebol de Campo do Município e também fundadora do Time 100tenárias. 

- Janja Araujo, capoeirista, mestra de Capoeira Angola, fundadora do Instituto Nzinga de Estudos da Capoeira Angola e Tradições Educativas Bantu no Brasil. Docente da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia/UFBA. 

- Benazira Djoco, imigrante da Guiné-Bissau radicada no Brasil. Coordenadora do comitê dos emigrantes refugiados no sindicato dos comerciários de São Paulo e embaixadora da organização não governamental, que tem como objetivo: atender e amparar os imigrantes e refugiados no Brasil. 

- Mediação: Adailton Oliveira da Silva, educador de atividades físico-esportivas no Sesc São Paulo. Mestre em Ciências do Envelhecimento, com ênfase na Ancestralidade e corporeidade do negro, na Universidade São Judas Tadeu.  

31/8, quarta, das 16h às 18h – Corpo e identidade 

Roda de conversa online sobre diversidade, esporte e abordagens pedagógicas a partir da perspectiva do corpo e suas identificações.  

Transmissão pelo Youtube do Sesc São Paulo 

Convidados/as: 

- Leonardo Peçanha, doutorando em Saúde Coletiva (IFF/FIOCRUZ), especialista em Gênero e Sexualidade (IMS/UERJ), professor de Educação Física. Pesquisador no ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (IFRJ/CNPq). Coordenador de Políticas LGBTI+ no projeto Feminismo Negro no Esporte.  

- Anahí Guedes de Mello, antropóloga, graduada em Ciências Sociais, mestra e doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora da Anis - Instituto de Bioética e do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED) da UFSC. 

- Mediação: Ana Carolina Toledo, educadora de atividades físico-esportivas no Sesc São Paulo. Artista-educadora-pesquisadora das encruzilhadas entre feminismos, pedagogias e corporeidades negras. Dançante no bloco afro Ilú Obá de Min. Mestra em Artes, com pesquisa em dança negra, pela UNESP. Especialista em Corpo: dança, teatro e performance pelo Célia Helena, SP. 

01/09, quinta  

Abordagens pedagógicas  

Local: Sesc Itaquera 

Imersões em discussões, reflexões e vivências sobre as abordagens pedagógicas no Esporte, para ampliar o acesso e a permanência na prática de todas as pessoas. 

09h30 as 11h30 

Abordagens pedagógicas – Mulher 

Abordagens pedagógicas - Migrante 

13h às 15h 

Abordagens pedagógicas - Migrante    

Abordagens pedagógicas – Negritude 

15h30 às 17h30  

Abordagens pedagógicas - Pessoa com deficiência 

Abordagens pedagógicas -  LGBTQIAP+     

02/09, sexta  

Abordagens pedagógicas  

Local: Sesc Pompeia 

Imersões em discussões, reflexões e vivências sobre as abordagens pedagógicas no Esporte, para ampliar o acesso e a permanência na prática de todas as pessoas. 

10h30 às 12h30 

Abordagens pedagógicas - Negritude 

Abordagens pedagógicas - Pessoa com deficiência 

13h30 às 15h30 

Abordagens pedagógicas - LGBTQIAP+      

Abordagens pedagógicas - Mulher     

16h30-17h30- ENCERRAMENTO com o tema “Corpos Diversos, Diversos Corpos”. 

Encerraremos o evento com uma proposta que apresenta o esporte e os temas adjacentes desenvolvidos no Ciclo, por meio de uma associação de linguagens artísticas, com a participação de atletas, coletivos e escritores com reflexões sobre os caminhos da visibilidade e respeito à diversidade com a participação de Lais Souza (atleta), João Silvério Trevisan (Escritor), Raphael Martins (fundador do Coletivo Meninos Bons de Bola de futebol para homens trans), Rodrigo Matheus e alguns atores e atrizes do Circo De Versos, artistas do coletivo Capoeira para Todes e Puma Camillê, coordenados por Edi Cardoso,  que encerrarão o evento com a apresentação "Corpos Diversos, Diversos Corpos"


Realização: Sesc-sp