I Simpósio de Exercício Físico Baseado em Evidência
Endereço
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
rua Ramiro Barcelos, 2350 – Bairro Santa Cecília
Programa
Porque participar
Teremos um simpósio que reunirá, em caráter multiprofissional, conhecimentos voltados a Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica, bem como ao Treinamento Físico para prevenção e saúde. A busca por aplicações práticas com aprofundamento e interpretação crítica de evidências será o tom do simpósio, que questionará os temas comuns em saúde e atividade física, porém com análises embasadas em produção científica. Assim, buscamos o debate dinâmico e a troca de experiências entre importantes integrantes que compõem o cenário da fisiopatologia do exercício no exterior e no Brasil com participantes e práticos de diversas áreas de interesse.
Paulo J. C. VieiraComissão Científica do I SEFBE
PALESTRANTES
Convidado Internacional:
Hirofumi Tanaka
PhD - University of Texas at Austin
Dr. Tanaka é Professor Associado da University of Texas at Austin, diretor do Laboratório de Pesquisa Cardiovascular do Envelhecimento, e membro de diversas instituições profissionais como Associação America do Coração (AHA), American College of Sports Medicine (ACSM), Sociedade Americana de Gerontologia, e Sociedade de Cardiologia Geriátrica.
É formado em Educação Física pela Universidade Internacional de Artes Marciais no Japão, com mestrado em Bioenergética pela Ball State University (EUA), PhD em Fisiologia Aplicada pela University of Tennessee (EUA), e pós-doutorado na University of Colorado at Boulder.
É conhecido por sua publicação no Journal of American College of Cardiology sobre predição de freqüência cardíaca baseada na fórmula “220-idade”, onde criou uma nova fórmula para predição da freqüência cardíaca máxima.
Além disso, tem mais de 120 artigos em revistas científicas como Circulation, e Journal of Physiology envolvendo temas como exercício físico, cardiologia, e envelhecimento.
Airton José Rombaldi Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1981), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), doutorado em Ciência do Movimento Humano - subárea de Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e Pós-doutorado em Epidemiologia no Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas, Coordenador e Orientador do curso de Mestrado em Educação Física, atuando na linha de pesquisa de "atividade física, nutrição e saúde". Tem experiência nas áreas de Fisiologia do Exercício (ênfase em Recursos Ergogênicos e Desempenho Humano) e Epidemiologia da Atividade Física, atuando principalmente nos seguintes temas: exercício físico, atividade física, saúde, qualidade de vida e educação física.
Alvaro Reischak de Oliveira Possui Licenciatura em Educação Física pela UFRGS, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela UFRGS. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Respostas e Adaptações Cardiovasculares e Metabólicas Ao Exercício, atuando principalmente nos temas: exercício, estresse oxidativo, treinamento físico, consumo máximo de oxigênio e treinamento de força.
Ana Paula Trussardi Fayh
Possui graduação em Nutrição pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (2000) e graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É especialista em Fisiologia do Exercício e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Endocrinologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é professora do Centro Universitário Metodista IPA e Coordenadora do Pós-graduação em Nutrição Clínica com ênfase nas doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e obesidade do Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Esportiva e Doenças Cardiovasculares, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição, exercício, saúde, desempenho e estresse oxidativo
Angela Maria Vicente Tavares
Cláudio Teodoro de Souza Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Clínica Médica, Area de Ciências Básicas, pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é Docente e Pesquisador junto ao Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, orientador de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia endócrina e Fisiologia do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, saúde, problemas crônicos, exercício físico e insulina. Experiência em fisiologia molecular aplicada ao exercício, com ênfase em modulações na ação molecular da insulina após sessão aguda de exercício e/ou exercício crônico. E tem atuado fortemente na avaliação de suplementos nutricionais no âmbito da prevenção e reabilitação de obesidade, diabetes e infarto agudo do miocárdio.
Daniel Umpierre de Moraes Obteve licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Ciências Cardiovasculares pela UFRGS em 2007, e atualmente faz doutorado na UFGRS, com estágio-sanduíche na University of Texas at Austin. Membro da American Physiological Society, e do American College of Sports Medicine. Desenvolve projetos de pesquisa em treinamento de força e aeróbico na função vascular.
Emílio H. Moriguchi Médico, professor Universitário e pesquisador. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado (PhD) em Medicina, Área de Concentração em Geriatria pela Tokai University School Of Medicine, Japão (1991). Pós-doutorado em Metabolismo de Lipoproteínas e Doenças Ateroscleróticas pela Wake Forest University School of Medicine, NC, EUA (1991-1994). Fellow in Geriatric Medicine and Gerontology pela Wake Forest University School of Medicine, NC, EUA (1994). Foi diretor do Centro Colaborador da OMS para Prevenção das Patologias e Doenças Crônico-Degenerativas Associadas ao Envelhecimento de 1997 a 2006, Executive Member of the International Atherosclerosis Society Federation for Americas. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UNISINOS, professor-colaborador do Programa de Ciências da Saúde, Ciências Cardiovasculares e Cardiologia da UFRGS, coordenador de Centro de Geriatria e Gerontologia do Hospital Moinhos de Vento. Em licença na PUCRS. Associate Editor do periódico internacional Atherosclerosis. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Geriatria, doenças ateroscleróticas e dislipidemias, atuando principalmente nos seguintes temas: geriatria clínica e preventiva, diagnóstico e prevenção das dislipidemias, prevenção e tratamento das doenças ateroscleróticas. Possui grupo próprio de pesquisas clínicas e de consultorias na área da saúde. Sócio-Colaborador da Instituição Acadêmica Veranense de Educação e Cultura - AVAEC desde 2008.
Gaspar Rogério Chiappa Formado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, concluiu o mestrado e doutorado em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares na Universidade Federal Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo, e é membro da Associação Americana de Fisiologia. Atualmente é Professor na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e coordenador associado do Laboratório de Fisiopatologia do Exercício (HCPA). Sua linha de pesquisa é fisiopatologia do exercício e respostas metabólicas, ventilatórias e hemodinâmicas ao exercício.
Gerson Cipriano Jr. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Oeste Paulista (1999), aprimoramento pela Chatered Society of Physiotherapy em Londres (1999), Especialização em Fisioterapia em Pneumologia pela UNIFESP (2001), Mestrado em Ciências de Saúde (Cardiologia) pela UNIFESP (2004), Doutorado em Ciências de Saúde (Cirurgia Cardiovascular) pela UNIFESP (2008) e atualmente cursa Pós-Doutorado na University of Massachutts -USA. É Membro Representante do Brasil no SubGrupo de Fisioterapia Cardiotorácica da WCPT E Membro da AACVPR/AHA. Atuou como Professor Convidado na NorthEastern University – USA e Atualmente é Professor Adjunto na Universidade de Brasília e Pesquisador Convidado na UNIFESP. Tem experiência nas áreas Exercício Físico e Reabilitação Cardiovascular com ênfase nas áreas Hospitalar, Insuficiência Cardíaca, Cirurgia Cardiovascular e Transplante Cardíaco.
Jorge Pinto Ribeiro Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez residência em Medicina Interna no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, "Fellowship" em Cardiologia no Brigham and Women´s Hospital, da Harvard Medical School, doutorado em Fisiologia Aplicada pela Boston University e é Livre-docente pela USP.Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Medicina Interna da UFRGS, Chefe da Unidade de Hemodinâmica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento. Desenvolve linhas de pesquisa em fisiopatologia do exercício e controle do sistema nervoso autônomo.
Maristela Rabbo Padilha Graduada em Educação Física (UFRGS), Especialização em Ciências do Movimento (UFRGS), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (UFRGS). Profª. de Fisiologia do Exercício nas Faculdades de Educação Física e Fisioterapia do Centro Universitário Metodista do IPA (CUMIPA). Profª do PPG de Mestrado em Reabilitação e Inclusão e Mestrado de Biociências e Reabilitação (CUMIPA). Linha de Pesquisa: Exercício Físico na prevenção e reabilitação de disfunções cardiovasculares.
Paulo José Cardoso Vieira Graduou-se em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, RS. Atualmente realiza mestrado em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve linhas de pesquisa em fisiopatologia do exercício e respostas metabólicas, ventilatórias e hemodinâmicas ao exercício.
Pedro Rodrigues Curi Hallal Pedro Curi Hallal possui graduação em Educação Física (2000), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente atua como docente adjunto da Universidade Federal de Pelotas no curso de graduação em Educação Física, no curso de Mestrado em Educação Física e nos cursos de Mestrado e Doutorado em Epidemiologia. Atua como consultor técnico do Ministério da Saúde na área de atividade física e saúde. Atua ainda como editor-chefe da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde e é um dos sócios fundadores da Sociedade Brasileira de Atividade Fìsica e Saúde. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, tendo sido empossado em 2008. É ainda editor associado do Journal of Epidemiology and Community Health. É co-autor de livros e autor de diversos capítulos de livros. Possui mais de 100 artigos científicos publicados desde 2003. É bolsista de produtividade do CNPq.
Ricardo Aurino Pinho Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Educação Física (Atividade física e Saúde) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é Titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense, avaliador do INEP/MEC, membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia e da European College of Sport Science e Coordenador do Laboratório de Fisiologia e Bioquímica do Exercício. Atua no ensino de graduação nas disciplinas de Fisiologia do Exercício e Bioquímica. Na Pós-graduação atua como docente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (mestrado e doutorado). É revisor de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Bioquímica e Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: estresse oxidativo, exercício físico e fisiopatologia de doenças crônico-degenerativas.
Programação Científica Temas do Simpósio
- Interpretação e uso de evidências científicas em exercício físico
- Atualização em sistema cardiovascular e respiratório
- Prescrição de exercício para diferentes populações
- Exercício físico e envelhecimento
- Exercício físico em disfunções metabólicas (obesidade, diabetes)
- Reabilitação precoce e hospitalar
- Prevenção e tratamento cardiovascular na academia
- Novos mecanismos fisiológicos sobre adaptação ao treinamento
- Adaptações moleculares pelo treinamento físico
- Tipos de treinamento físico e custo/benefício
Realização: Porto Alegre