IV Congresso Centro-oeste de Ciências do Esporte
Endereço
Campus do UniCEUB
SEPN 707/907 - Asa Norte,
Programa
A programação do IV CONCOCE e I CONDICE é composta por: 1 conferência de abertura, 2 mesas redondas, 24 seminários introdutórios e/ou oficinas temáticas, programação dos GTTs, apresentação de artigos, relatos de experiências, pôster, lançamento de livros, Fórum da Pós-Graduação em Educação Física, festa de confraternização e assembleia final com avaliação do evento.
22 de setembro de 2010 (quarta-feira)
14h às 18h
Credenciamento
Reuniões institucionais
Semana Acadêmica de Educação Física do UniCEUB
19h30min às 21h
Cerimônia de Abertura
21h às 22h30min
Conferência de Abertura
Tema: Megaeventos Esportivos: impactos para a Educação Física, esporte e lazer
Convidado: Prof. Dr. Fernando Mascarenhas (FEF/UnB e CBCE)
22h30min
Apresentação cultural
23 de setembro de 2010 (quinta-feira)
8h às 11h
Seminários Introdutórios e Oficinas Temáticas
11h às 12h
Apresentação de pôster
14h às 18h
Programação dos GTTs - Comunicação oral
19h30min às 21h30min
Mesa redonda I
Tema: A Copa do Mundo no país do futebol: a questão dos legados sociais
Convidados: Prof. Dr. André Malina (DEF/UFMS e CBCE) e representante do Ministério do Esporte
Mediador: Prof. Ms. Wilson Luiz Lino de Sousa (FEF/UFG e CBCE)
21h30min às 22h30min
Coquetel e lançamento de livros
22h30min
Apresentação cultural
24 de setembro de 2010 (sexta-feira)
8h às 11h
Seminários Introdutórios e Oficinas Temáticas
11h às 12h
Apresentação de pôster
14h às 18h
Programação dos GTTs - Comunicação oral
19h30min às 21h30min
Mesa redonda II
Tema: Projeto Olímpico Brasileiro: implicações para a Educação Física e Ciências do Esporte
Convidados: Prof. Dr. Lino Castellani Filho (FEF/UNICAMP e CBCE) e representante do Comitê Olímpico Brasileiro
Mediador: Prof. Ms. Roberto Liáo Junior (SEDF e CBCE)
21h30min às 22h30min
Festa de Confraternização
24 de setembro de 2010 (sábado)
9h às 11h
Fórum da Pós-Graduação em Educação Física no Centro-Oeste
Apresentação dos relatos de experiência
14h às 18h
Assembleia final com avaliação do evento
Seminários Introdutórios e Oficinas Temáticas
1º dia: seminários e oficinas do 1 ao 12
23 de setembro de 2010 (quinta-feira)
Todos acontecem de 8h às 11h
1. Tematizando a Copa do Mundo e as Olimpíadas na Educação Física escolar
Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani (FCARP), Larissa Beraldo Kawashima (IFMT) e Luciane de Almeida Gomes (CEFAPRO)
Ementa: Este seminário/oficina pretende discutir e promover atividades tematizando a Copa e as Olimpíadas na Educação Física escolar. As possibilidades pedagógicas de abordar estes temas com o uso da mídia (EF com a mídia, para a mídia e para a produção de mídia); Doping no esporte, racismo no esporte, sexismo no esporte, os jogos para-olímpicos, ética no esporte, consumismo e esporte; A transformação didática-pedagógica do esporte de alto-rendimento e sua devida contextualização na área escolar (30 vagas).
2. Pesquisa qualitativa na Educação Física: as contribuições do interacionismo interpretativo de Denzin
Nilzalina Silva Chaparro (UFMT e UP)
Ementa: Contextualização e exemplos de pesquisas qualitativas na Educação Física; O interacionismo-interpretativo de Denzin como possibilidade para estudos que envolvam interações verbais professor-alunos nos diferentes contextos da prática pedagógica; Exercícios práticos de pesquisa qualitativa na área de Educação Física (30 vagas).
3. Os primórdios da motricidade e da corporeidade dos indígenas no Brasil
Manuel Pacheco Neto (UFGD)
Ementa: Breve conceituação de motricidade; breve conceituação de corporeidade; a vivência da corporeidade e da motricidade entre os indígenas antes da chegada dos europeus; a vivência da corporeidade e da motricidade entre os indígenas depois da chegada dos europeus; o papel histórico dos indígenas no desbravamento do Brasil colonial: colaboração e resistência; o dimensionamento do papel histórico dos indígenas no processo de formação do Brasil: considerações acerca da destribalização e do etnocentrismo; índios, cicerones e mestres do sertão: a aprendizagem das técnicas corpóreo-motoras indígenas por parte dos europeus; os indígenas depois do encontro com os europeus: rumo à perda das características identitárias ancestrais; tribos extintas (50 vagas).
4. Fundamentos históricos-filosóficos da formação profissional da Educação Física
Ângela Celeste Barreto de Azevedo (DEF/UFMS) e José Luiz Finocchio (DEF/UFMS)
Ementa: História e Filosofia da Educação Física; Projeto Político-Pedagógico e Formação Profissional. Currículo e Didática em Educação Física Escolar (50 vagas).
5. Como utilizar o laboratório de praticas pedagógicas no curso de Educação Física
Ronaldo Rodrigues da Silva (UCB e SEDF)
Ementa: O espaço de reflexão e de investigação que se propõe para o Laboratório de Praticas Pedagógicas no curso de Educação Física. Tem como foco central, auxiliar o professor a analisar as práticas pedagógicas e propostas de inovação a partir do confronto de teorias estudadas nas diversas disciplinas do currículo do curso, relacionando-as com as ações existentes nas escolas e com o cenário da sociedade atual, de modo a desenvolver uma sólida formação profissional nos alunos do curso. Aliado a Educação de Novas Tecnologias, pretende promover um espaço de incentivo à leitura de mundo por alunos e professores, tendo em vista contribuir para uma formação integral, a partir de uma concepção educativa baseada nos Quatro Pilares da Educação - aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. A tecnologia, como espaço de suporte interdisciplinar e transversal, nas áreas curriculares do curso de Educação Física pode tornar-se um dos caminhos coadjuvantes para desenvolver a proposta de repensar paradigmas educacionais, a partir dos quais professores e alunos desenvolvem sua ação pedagógica e formativa. (50 vagas).
6. Lutas lúdicas
Fabrício Carlo Garcia (CMB e UniCEUB)
Ementa: Classificação das lutas (arte marcial, desporto marcial, desporto de combate e sistemas de defesa pessoal). A luta como arte, cultura e jogo. A brincadeira da luta. As lutas no contexto da Ed. Física Escolar e do Treinamento Desportivo. Oficina Mix: criando jogos de combate adaptados para o ambiente escolar (25 vagas).
7. Exercícios físicos e diabetes
Jane Dullius (FEF/UnB)
Ementa: Diabetes mellitus é uma perturbação crônica metabólica que atinge cerca de 12% da população, em todas as idades e condições. Na maioria dos casos está também associada à outras condições patológicas, como hipertensão, dislipidemia, obesidade, problemas cardiovasculares entre outras complicações. Em todos os casos, o exercício físico é parte do tratamento e necessita de profissionais adequadamente capacitados para esta ação, incluindo avaliação, prescrição e acompanhamento contínuo, bem como suficiente compreensão das relações destas práticas com as demais áreas da terapêutica (30 vagas).
8. Mudanças no mundo do trabalho e suas mediações no campo da formação humana
Hajime Takeuchi Nozaki (DED/UFMS)
Ementa: Trabalho e Educação; Trabalho e Educação Física; Impactos dos Megaeventos na Educação Física (50 vagas).
9. Aplicações práticas do método de ensino analítico-sintético na formação de habilidades esportivas
Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende (FEF/UnB)
Ementa: Discorrer sobre as principais indicações (Quando? Por quê? Para quê?) e os erros comuns do uso do método de ensino analítico-sintético para o desenvolvimento de habilidades esportivas nos jogos de invasão (40 vagas).
10. Grandes eventos de capoeira: história, necessidades e interesses - com ênfase na análise crítica do processo de esportivização da capoeira
José Luiz Cirqueira Falcão (FEF/UFG)
Ementa: As relações da capoeira com os códigos do esporte institucionalizado. Crítica social ao fenômeno de esportivização a partir dos pressupostos da teoria marxista ortodoxa, da teoria crítica da Escola de Frankfurt, da teoria do “corpo disciplinado” de Michel Foucault e da teoria sociológica de Pierre Bourdieu. O papel da Confederação Brasileira de Capoeira. O empresariamento da Capoeira. Os grandes grupos e os grandes eventos de Capoeira. Aulões, Festivais, Campeonatos, world fight de capoeira (50 vagas).
11. A Educação Física enquanto componente curricular: desafios e possibilidades
Néri Emílio Soares Júnior
Ementa: A Educação Física escolar frente às Políticas Educacionais para a Educação Básica; Função social da Escola e da Educação Física enquanto componente curricular; Desafios e possibilidades da prática pedagógica da Educação Física escolar (20 vagas).
12. Pedagogia do futebol e do futsal
Sérgio Adriano Gomes (UniCEUB) e Márcio Rabelo Mota (UniCEUB)
Ementa: Desenvolvimento pedagógico do processo de ensino, aprendizagem e treinamento das modalidades Esportivas Coletivas Futebol de Campo e Futsal. Manipulação das variáveis estruturais, com vistas a atender o princípio da especificidade das modalidades (40 vagas).
Obs.: As inscrições para os Seminários Introdutórios e Oficinas Temáticas serão realizadas junto com o credenciamento no primeiro dia do evento, respeitando os limites de vagas.
Seminários Introdutórios e Oficinas Temáticas
2º dia: seminários e oficinas do 13 ao 24
24 de setembro de 2010 (sexta-feira)
Todos acontecem de 8h às 11h
13. Recreação e lazer em projetos sociais: uma nova demanda dos espaços-tempos para o lazer
João Batista Franco Borges (UNEMAT e UNIC)
Ementa: Esta oficina tem como objetivo dialogar teoria e prática sobre o lazer, como se dá a interação deste com o surgimento de novos espaços e tempos para o lazer no cotidiano do sujeito. As possíveis intervenções pedagógicas em projetos sociais que contextualize e viabilize a educação para o lazer (30 vagas).
14. O jogo e a festa na cultura popular: uma proposta intercultural e interdisciplinar para a Educação Física na escola
Beleni Saléte Grando, Jonathan Stroher, Bruna Maria de Oliveira e Elcione Trojan de Aguiar (Todos são do COEDUC/UNEMAT)
Ementa: A festa e o jogo como prática social educativa; a produção de saberes e práticas no contexto escolar; a Educação Física numa perspectiva da educação intercultural na escola (30 vagas).
15. Educação Física e o mundo do trabalho: percepções e aspirações das "novas" orientações curriculares
José Manoel Montanha da Silveira Soares (SEDF) e Júlio César Cabral da Costa (SEDF e Ciranda)
Ementa: Discutir as transformações do mundo do trabalho a partir das mudanças dos paradigmas produtivos (fordismo e pós-fordismo), precarização das várias formas de trabalho, como fica o trabalhador em educação neste cenário (professor de educação física). Retomada da discussão profissional de educação física versus professor de educação física. A quem de fato atendem as novas orientações, suas relações "obscuras" com os antigos PCNEM que não foram rompidas. As novas orientações não são um rompimento com o os PCNEM neoliberais e sim uma complementaridade obscura (30 vagas).
16. Lazer entre os Guarani e Kaiowa de Mato Grossod Sul
Marina Vinha (UFGD) e Felipe Soligo Barbosa (UCDB)
Ementa: Primeiras reflexões sobre lazer para o grupo indígena Guarani e Kaiowá. Análise de espaços de lazer de algumas aldeias da região da Grande Dourados/MS (25 vagas).
17. Corporeidade, expressão e consciência
Renato Bastos João (UniCEUB)
Ementa: Apresenta uma proposta de prática pedagógica em Educação Física fundamentada na perspectiva do pensamento complexo/sistêmico. Evidencia a possibilidade de realizar o trabalho pedagógico a partir de uma concepção de homem que integra a totalidade da condição humana: as dimensões física-motora, afetiva, cognitiva e sócio-histórico-cultural (30 vagas).
18. Formação do profissional de Educação Física e preparação para atuar como gestor no mundo do esporte
Paulo Henrique Azevêdo (FEF/UnB)
Ementa: O papel do Profissional de Educação Física como gestor do/no ambiente esportivo está cada vez mais evidenciado e exige qualificação compatível com o requerido pelas empresas e os eventos esportivos, tendo como elemento norteador, as necessidades e desejos do consumidor. Com a aproximação dos dois maiores eventos esportivos mundiais – a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 – a serem realizadas no Brasil, amplia-se expressivamente a necessidade de gestores preparados para atenderem à insuficiência desses profissionais, num mercado cada vez mais competitivo. Aliados a esses dois eventos e antecedendo-os irão acontecer, também no Brasil, os Jogos Militares Mundiais em 2011 e a Copa das Confederações em 2013. A formação tradicional do profissional de Educação Física pouco acrescenta em sua capacitação para atuar como administrador, nesta que é uma das áreas que mais se desenvolvem em todo o mundo – o esporte. Assim, discutir os conteúdos, atividades, processos e experiências relevantes na formação do profissional de Educação Física, para atuar como gestor esportivo é o ponto central de discussões que visem orientar acadêmicos e profissionais, para melhor se prepararem nessa área (50 vagas).
19. A Educação Física e os megaeventos esportivos: a tensão entre a prática na escola e o discurso do esporte da alta competição, a partir de uma perspectiva sócio-cultural
Aldo Antonio de Azevedo (FEF/UnB)
Ementa: Discussão sobre a situação da Educação Física na escola hoje e a valorização do eixo do esporte da alta competição para a infância e juventude, diante de megaeventos no país. A temática deve ser abordada a partir de questões sociais concretas e dos dilemas envolvidos quando s e opõe a realidade escolar e o discurso midiático sobre o esporte (30 vagas).
20. Princípios da atividade física para idosos
Marisete Peralta Safons (FEF/UnB)
Ementa: Orientar sobre a atitude pedagógica do profissional de Educação Física na prescrição de exercícios físicos para idosos (50 vagas).
21. Pensando a competição e a cooperação no futebol: reflexão em ação
Rodrigo Leonardo Matos Alves (Colégio CEUB)
Ementa: Possibilidades técnicas do futebol de campo. Vivências de jogo articulando os objetivos dos conhecimentos técnicos aos objetivos das habilidades sociais. Crítica ao paradigma da não-competição (30 vagas).
22. A Educação Física na promoção da saúde: uma perspectiva atualizada
Júlia Aparecida Devidé Nogueira (FEF/UnB)
Ementa: Discorrer sobre o desenvolvimento de políticas públicas em atividade Física e saúde e as novas possibilidades de atuação do profissional de Educação física no contexto atual de saúde (30 vagas).
23. A Educação Física em eclipse: desvelando faces ocultas
Tadeu João Ribeiro Baptista (ESEFFEGO/UEG e DEFD/EDU/PUC Goiás), Paulo Roberto Veloso Ventura (ESEFFEGO/UEG e DEFD/EDU/PUC Goiás) e Ana Júlia Rodrigues Carvalho (SEE/GO)
Ementa: Este seminário tem por objetivo discutir criticamente o trato que vem se dando ao contexto da Educação Física enquanto uma área de conhecimento científico, estabelecendo diálogos sobre a produção, a formação e a intervenção profissional. Abordagens propostas: Representação Social, Indústria Cultural, Epistemologia, Formação Profissional (40 vagas).
24. Movimentos Sociais: a Educação Física enquanto instrumento de luta
Adriana Machado Penna (UNESA, SEEDUC/RJ e MNCR/RJ), Ananda Luíza Bezerra Destro (RQR e MNCR/GO), Gleison Gomes de Morais (SME/GO e MNCR/GO) e Helena Márcia Monteiro de Santana (MNCR/GO)
Ementa: Breve análise de conjuntura: o domínio do capitalismo monopolista e suas implicações no mundo contemporâneo. Crítica às teses da ideologia dominante: o fim da história? O fim das grandes narrativas? A inexistência da luta de classes? O fim do trabalho? O discurso neoliberal? “A sociedade do conhecimento”. Reflexão sobre os rumos tomados pelos espaços históricos de organização da classe trabalhadora. Neoliberalismo, sindicalismo e movimentos sociais no Brasil: antes e depois de 2003. A luta dos trabalhadores da educação. Trabalhadores da Educação Física: contra a regulamentação da profissão, pela regulamentação do trabalho. (30 vagas).
Obs.: As inscrições para os Seminários Introdutórios e Oficinas Temáticas serão realizadas junto com o credenciamento no primeiro dia do evento, respeitando os limites de vagas.
Apoio
Realização: CBCE, UniCEUB