O Futebol no Rio de Janeiro: História, Cultura e Identidade

De 14 de Setembro de 2009 até 5 de Outubro de 2009
Brasil, Rio de Janeiro-RJ.

Realização: POP: Polo de Pensamento Contemporâneo

http://www.polodepensamento.com.br/sec_cursos_view.php?id=203

Endereço

POP: Polo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103

Programa

O futebol se constituiu, ao longo do século XX, em elemento fundamental da identidade brasileira. A invenção de um estilo singular de jogo, forjado na década de 1930, foi parte de um processo de mistura de culturas que transformou o esporte em um elemento definidor da nacionalidade. O objetivo do curso é analisar a lógica que viabilizou o desenvolvimento desse processo, submetendo a paixão do futebol ao olhar crítico da história social.

14 de setembro
Esporte e modernidade. Da Europa para o Brasil. A cidade esportiva e as modas cosmopolitas. Esporte e higiene nas primeiras décadas do século XX. A formação dos primeiros clubes e ligas. O futebol como elemento de distinção.

21 de setembro
O jogo das diferenças. A proliferação dos campos. Os clubes de subúrbio e o futebol nas fábricas. A geografia do jogo. A torcida e os primeiros ídolos. O problema da raça e a formação do sentimento nacional.

28 de setembro
Toques de letra. A imprensa esportiva em formação. Futebol e literatura. João do Rio e a febre do futebol. O patrono Coelho Netto. A Liga Contra o Foot-ball de Lima Barreto. Debates letrados sobre o jogo.

5 de outubro
Uma nação nos campos. Do foot-ball ao futebol. O rádio e a popularização do jogo. Mário Filho e o Jornal dos Sports. A política do esporte. Os heróis mestiços: Domingos da Guia e Leônidas da Silva. A Copa do Mundo de 1938 e a invenção do país do futebol.

Sobre o autor
Leonardo Affonso de Miranda Pereira é doutor em História Social pela UNICAMP. É autor de Footballmania: uma história social do futebol no Rio de Janeiro (2000), contemplado com o prêmio Jabuti. Publicou ainda, entre outros, os livros Barricadas da Saúde (2002) e O Carnaval das Letras (2004). Atualmente é professor do Departamento de História da PUC-Rio.


Realização: POP: Polo de Pensamento Contemporâneo