Seminário Internacional Atividades Circenses e Educação Física

De 26 de Fevereiro de 2014 até 26 de Fevereiro de 2014
Brasil, Campinas-SP.

Realização: Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses Fef/unicamp

http://www.fef.unicamp.br/fef/sicirco

Endereço

Faculdade de Educação Física (UNICAMP)
Auditório, Sala de Congregação e Ginásio da FEF/UNICAMP, Campinas - SP/Brasil

Programa

Desde 2006 o Grupo de Estudos e Pesquisas das Artes Circenses - CIRCUS, certificado pela UNICAMP junto ao CNPQ e coordenado pelos professores Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto e Dra. Ermínia Silva, vêm realizando pesquisas, projetos de extensão universitária, eventos, projetos de iniciação científica, orientações de mestrado e doutorado relacionados com as atividades circenses e suas interelações com a Educação Física, fomentando a reflexão acadêmica sobre a arte circense e seus diversos desdobramentos pedagógicos e científicos. A partir deste esforço coletivo o CIRCUS consolidou-se como um dos principais grupos de pesquisa em circo do Brasil e do mundo na área, além de responder por grande parte da produção acadêmica da área.

O encontro pretende debater os principais avanços na recente relação entre o Circo e Educação Física, buscando novos subsídios para uma área em franca expansão, como destaca Ontañón et al. (2012) . Além disso, o Seminário propõe espaços de formação continuada para a comunidade interna e externa da Unicamp, no que tange os aspectos pedagógicos dessas práticas.

Os debates a serem realizados estão atrelados a quatro teses de doutorado, todas sob orientação do Prof. Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto, das quais três delas recebem auxilio pesquisa da agencia CAPES, demonstrando a importância desse evento. Além disso, o tema vem sendo trabalhado em dois TCC, e duas turmas do Projeto de Extensão em Circo (Atividades circenses para crianças / Circo na Escola), bem como à disciplina de graduação EF962 - Atividades circenses e Educação Física, o que evidencia a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão.


Realização: Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses Fef/unicamp