Aline de Freitas Brito

Professor do Ensino Superior em Educação Física
Brasil, Recife - PE.

Sou professora adjunto da Escola Superior de Educação Física na Universidade de Pernambuco (UPE). Me graduei em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba. Conclui o mestrado em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação de Educação Física UPE/UFPB, e o doutorado em Farmacologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Sou membro dos grupos de pesquisa "Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Performance Humana - ESEF/UPE e do Grupo de Pesquisa DOMEN - Disfunções metabólicas, Exercício e Nutrição, Teresina - PI. Sou professora permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) UPE/UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (Mestrado e Doutorado) – PPGRDF/UPE. Participo da equipe editorial na Revista Arquivos Brasileiros de Educação Física. Possuo colaborações internacionais em Portugal com as Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Universidade do Porto; e na Itália com a Universidade de Torino e Hospital Molinette.

Tenho experiência na área de Fisiologia, Farmacologia, Nutrição e Biologia Molecular com ênfase nos seguintes temas: resposta pressórica, vascular, respiratória, morfológica, genética, e metabólica em resposta a diferentes metodologias de Exercício Físico tanto em modelo animal, como no público saudável, hipertenso e obeso.

Atuo nas linhas de pesquisa: Exercício físico na saúde e na doença; Cineantropometria e Desempenho Humano; Avaliação e Intervenção nos Sistemas Cardiorrespiratório, Vascular e Metabólico. Desenvolvendo pesquisas científicas na área das variáveis de prescrição de exercício e de produtos naturais como recurso ergogênico para melhora nas variáveis fisiológicas investigadas, bem como os mecanismos oxidantes/antioxidantes, inflamatórios, e polimórficos, determinantes em tais respostas.

Experiência Profissional:

Atuei como professora substitua na Universidade Federal da Paraíba no departamento de Educação Física (2011 a 2013) e como professora efetiva no departamento de Educação Física por 3 anos na Universidade Federal do Piauí (2014 e 2017). Atuei como avaliadora física e funcional a pessoas com ou sem doenças cardiovasculares. Além de prescrição de treinamento para corredores profissionais e amadores em uma clínica especializada métodos gráficos diagnósticos em TESTES DE ERGOESPIROMETRIA E ERGOMETRIA de (2007 e 2008). Desde 2014 ingressei na carreira do magistério público superior e hoje sou lotado no departamento de educação física da UPE. 


© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.