Atividade:

Natural e residente de Manaus – AM. No ensino médio fez o curso de Assistente Administrativo, 1992-Curso Superior de Formação Específica em Cinesociogerontologia na UFAM-AM, atuando no projeto Idoso Feliz Participa Sempre da referida universidade, 2006 Cursou Educação Física na Universidade Luterana de Manaus- ULBRA , atuei como professora de Educação Física na Escola Santa Dorotéia de 2009 a 2011, em 2013 - Especialização em Condicionamento Físico e Saúde no Envelhecimento pela Universidade Gama Filho, em 2014 prestei concurso público e garanti uma vaga na rede estadual de ensino, 2015 - Especialização em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Estácio de Sá, 2016 - curso de Psicanálise Integrativa Clínica pelo Instituto Motivacional Uraeus, atualmente mestranda em Educação.

LIVROS: 

  • No Período de 1999 a 2004 quando trabalhei no projeto Idoso Feliz Participa Sempre, fui convidada pela professora Rita Puga para colaborar no livro: "EDUCAÇÃO FÍSICA GERONTOLÓGICA: Uma construção Sistematicamente Vivenciada e Desenvolvida". Editado pela EDUA -2003. Capítulo III – Resultados de quem experimenta o Programa Idosos Feliz Participa Sempre – Universidade na 3º Idade Adulta da Universidade Federal do Amazonas, cujo abordava histórias de vida dos participantes de como eram suas vidas antes e posteriormente adentrarem o programa de atividades do referido projeto.
  • Livro. PARKINSON E A ATIVIDADE FÍSICA A partir de 2011 passei a atender idosos em domicílio, onde pude ampliar meus conhecimentos principalmente com Doenças Degenerativas do Envelhecimento, Parkinson e Alzheimer, diferente do que eu estava acostumada a trabalhar que na sua maioria eram idosos acima do peso com osteoporose, síndromes metabólicas ou renal crônico. O Parkinson me fez estudar muito para entender a dinâmica da doença, visto que meu primeiro paciente me fez pensar em desistir, porém a curiosidade me fez nascer, uma pesquisadora autônoma que passou a anotar em um diário tudo que acontecia no primeiro ano de atividade bem como tudo que aconteceu nos 7 anos seguintes. Tal feito me oportunizou a honra de escrever o livro "PARKINSON E A ATIVIDADE FÍSICA" em parceria com a professor Rita Puga, que foi recém editado em 2021 pela Editora da UEA.

Experiência Profissional:

Sou professora da rede estadual de ensino a 7 anos e trabalho  a mais de 20  anos atendendo em domicílio idosos com doenças neurodegenerativas.

Interesse:

Gerontologia e Doenças do Neurodegenetivas do Envelhecimento.


TAGs Relacionadas

Atividade Física Doença de Parkinson Idosos

Autores Relacionados

Rita Maria dos Santos Puga Barbosa Nazaré Marques Mota Ana Amália do Nascimento Bezerra