Atividade:

A educação é um processo dinâmico, ou seja, é um processo que está em constante movimento, que está acontecendo.

Onde eu quero chegar?

Quero chegar ao fato de eu fazer parte desse dinamismo. Como professor, sou um dos principais atores do processo educacional e não posso me ater a outra realidade que não essa de constante mudança (leia – se mudanças intrínsecas ao processo educacional e não menosprezo ao que é tradicional).

No começo desse ano comecei a minha carreira na disciplina de Educação Física Escolar (já atuava na área da educação como peb I) com uma idéia na cabeça: a importância da escola conceber o aluno como sendo corpo e mente, dando muito mais valor aos conteúdos da Educação Física Escolar.

Porém, a educação é um processo volúvel (ainda bem) e dentro da minha formação continuada pude analisar melhor esse ideal e perceber que ele não era pequeno, mas ainda não contemplava todos os meus propósitos. Antes eu acreditava que o principal problema da Educação Física Escolar era a segmentação dos alunos, que é a dicotomia corpo/mente. Essa é sem dúvida uma batalha importante, mas agora acredito (mudei) que se eu vencê – la não vencerei a guerra. Porque o problema é maior.

Quando pensamos Educação Física Escolar, pensamos educação, ou seja, os objetivos são os mesmos, educar para a criticidade, a diversidade e para a cidadania plena. Agora pense: o que a simples execução de um “rolamento” pode ensinar em relação à criticidade, a diversidade e cidadania plena? Nada. Agora quando concebemos nossos conteúdos dentro de uma dimensão política, e passamos a questioná – los junto com as crianças, com indagações como: quem legitimou esse conhecimento como verdadeiro? Quando ele foi inserido no currículo escolar? Você o acha importante? A destreza corporal é fundamental para o exercício da criticidade, da diversidade e da cidadania plena?... Aproximamo – nos muito mais dos atuais objetivos educacionais e aí sim a valorização dos conteúdos da Educação Física Escolar passa a ter alguma coerência, porque de nada adianta lutar para se inserir na escola (o meu principal foco antes) se o que iremos fazer lá não condiz com o que as crianças (ou alunos) precisam (minha nova luta).

Esse é meu novo desafio, não que eu esteja renegando meu passado, muito pelo contrário, tenho orgulho das minhas produções mais antigas, entretanto, eu mudei... Continuo lutando por uma maior valorização da Educação Física Escolar dentro da escola, contudo, agora acredito que isso não é mais suficiente para assegurar o direito de aprender de maneira plena dos nossos alunos... Por isso eu sou Educa Tudo! Porque você tem esse direito! (www.blogeducatudo.blogspot.com)

na Biblioteca

Este autor não possui publicações vinculadas


TAGs Relacionadas

Este autor não tem tags vinculadas


Autores Relacionados

Este autor não tem autores relacionados