Atividade:

Catarinense de Brusque, advogado formado em 1963 pela Universidade Federal de Santa Catarina, é autor de obras como CÓDIGO BRASILEIRO DISCIPLINAR DO FUTEBOL ANOTADO E LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR (96), Terceiro Milênio; COMENTÁRIOS AO CÓDIGO BRASILEIRO DISCIPLINAR DO FUTEBOL (97), Editora Forense; LEI PELÉ E LEGISLAÇÃO DESPORTIVA BRASILEIRA ANOTADAS (99), Forense e Gryphus; EXAME DE ORDEM (Organizador) (2000), Editora OAB/SC.

Publicou diversos trabalhos na imprensa, sobre temas desportivos.

Em razão de sua atuação como militante da organização Ação Popular, teve que exilar-se em 1969, retornando ao Brasil em 1979, com a anistia política.

A partir de 1980 retornou à advocacia, especializando-se em Direito Desportivo através de uma intensa participação como Defensor Dativo de atletas junto ao Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Catarinense de Futebol e outros tribunais desportivos e Procurador do TJD/FCF entre 1985 e 2000.

Tem participado de diversos eventos como palestras, cursos, seminários em Santa Catarina, Amazonas, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo promovidos por entidades como Secionais da OAB, Institutos de Direito Desportivo, Conselhos Regionais de Educação Física, Associações de Acadêmicos de Direito, Conselhos Estaduais de Desporto, Instituto Brasileiro de Direito Desportivo.

Presta consultoria sobre Direito Desportivo a clubes, atletas e sindicatos de atletas, a órgãos da mídia impressa (jornais Lance, Folha de São Paulo, Jornal do Comércio (Recife), Estado de São Paulo, Diário Catarinense e outros) e eletrônica (Rádios CBN, Bandeirantes, Jovem Pan, Guaíba, Record dentre outras).

Colaborou com a Comissão Mista do Congresso Nacional nos debates em torno do Projeto Pelé, mais tarde convertido na Lei Pelé (Lei nº 9.615/98). Participou, como palestrante, da Primeira Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto "Desafios para o Século XXI", Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara dos Deputados.

Palestrante-convidado da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados (CPI NIKE/CBF), e também, da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado (CPI DO FUTEBOL), tendo participado de reuniões em Brasília e Porto Alegre.

É Vice-Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SC, conselheiro do Conselho Estadual de Desporto/SC, membro do Centro Esportivo Virtual/Cevleis - lista de debates eletrônicos - Conselheiro Benemérito do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, Presidente do Instituto Catarinense de Direito Desportivo.

........

Texto cadastrado pelo Autor e a atualização da página e arquivos sob a curadoria do Adv. Angelo Giacomini Ribas
 


TAGs Relacionadas

Legislação Esportiva

Autores Relacionados

Este autor não tem autores relacionados