Atividade:

O Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo foi um dos pioneiros, no Brasil, na área de Fisiologia do Exercício. O Setor de Fisiologia do Exercício tem tradição na aplicação de testes de avaliação da aptidão física em atletas e pacientes não cardíacos, sendo responsável pela padronização e introdução de métodos laboratoriais para a avaliação aeróbia e anaeróbia.

       Seus primeiros estudos sobre alta performance, iniciados na década de 70, foram realizados com atletas de ciclismo e atletismo, incluindo atletas em preparação para a Corrida de São Silvestre.

       Além disto, este laboratório foi responsável pela introdução da Fisiologia do Exercício no futebol. Os professores do Departamento de Fisiologia foram os precursores na aplicação de avaliações fisiológicas em atletas de futebol profissional, incluindo a execução de testes de sensibilidade à altitude nos jogadores pertencentes à Seleção Brasileira de Futebol da Copa do Mundo, realizado no México, em 1986. Na área clínica, foram desenvolvidos trabalhos em miopatas, transplantados cardíacos, crianças desnutridas e portadores de doenças neuromusculares. Muitos dos principais fisiologistas do país foram alunos do Curso de Fisiologia do Exercício da Escola Paulista de Medicina ( EPM ), o mais antigo e tradicional curso brasileiro de pós- graduação lato sensu em Fisiologia do Exercício.          Em 1994, o Laboratório de Fisiologia do Exercício adquiriu novos equipamentos através de projeto financiado pelo INDESP, capacitando-se a realizar testes fisiológicos também em indivíduos portadores de deficiências. Posteriormente, a convite do Ministério Extraordinário dos Esportes, o laboratório desenvolveu o programa de avaliação e suporte fisiológico à Equipe Paraolímpica Brasileira, que teve uma brilhante participação na Paraolimpíada de Atlanta em 1996. Na época, o então Ministro Extraordinário dos Esportes, Sr. Edson Arantes do Nascimento, inaugurou o novo laboratório, que passou a ser denominado de Laboratório de Fisiologia Respiratória e do Exercício (LAFIREX).          Em 1994, com a transformação da Escola Paulista de Medicina em Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e sua subseqüente reestruturação administrativa, o Setor de Fisiologia do Exercício transformou-se no Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício (CEFE), Órgão Suplementar da UNIFESP, coordenado pelos Professores Antonio Carlos da Silva e Ivan da Cruz Piçarro.

na Biblioteca

Este autor não possui publicações vinculadas


TAGs Relacionadas

Este autor não tem tags vinculadas


Autores Relacionados

Este autor não tem autores relacionados