Atividade:
Na Unicamp ingressei em 1969, como professor de Semântica Lingüística, depois de ter-me formado em Letras na USP e ter feito pós-graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada na mesma universidade.
Estudei na França e nos Estados Unidos para cursos de pós-graduação em Semântica Lingüística .
Escrevi livros, artigos e ensaios , na área e fora dela.
Em 1973 publique meu primeiro trabalho mais longo: A Palavra envolvente.
O Intervalo Semântico - Contribuição para uma Teoria Semântica Argumentativa , minha tese de doutoramento em 1974, transformou-se em livro no ano de 1977.
Seguiram-se : Linguagem, Pragmática e Ideologia(1980; 2ª edição, 1989), Cronistas e Viajantes (em colaboração , 1982), Caminhos Cruzados (em colaboração 1982), Nelson Rodrigues - Flor de Obsessão (em colaboração - 1985),Critica Ligeira (1989), Revista Escritura (organização, em colaboração, 2 vols.1990), A Solidez do Sonho ,(1993), Cafundó - A África no Brasil (em colaboração , 1996).
A poesia começou cedo a impor-me exercícios de sofreguidão: poemas adolescentes, inspirados, cheios de procelas em tanques de lavar roupa.
Ao contrário de outros poetas, eu os guardei quase todos. Alguns reescrevi com a esperança de neles reencontrar o menino , o moço ,a geração de que sou feito, o fio amarrando as pontas e deixando correr o meio da vida.
Cantografia - O Itinerário do Carteiro Cartógrafo , de 1982, foi meu primeiro livro de poemas. Com ele recebi o prêmio de revelação em poesia da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). As belas ilustraçoes de João Baptista de Costa Aguiar para o livro levou-nos a criação das Poemisetas , no ano seguinte.
Paisagem Doméstica é de 1983, Geração , de 1985 e Metalurgia é de 1991.
Nesses dois últimos livros, os poemas curtos e os longos convivem - ao menos no meu desejo de poeta - de modo mais intenso, porque mais complementar: uns nascem dos outros , como das limalhas da forma torneada projeta-se , por acúmulo, a lembrança da forma apreendida.
Em dezembro de 1997 foi publicado meu quinto livro de poemas: Mascarada.
Em 1991, publiquei a tradução Sobre a Leitura de Marcel Proust e a tradução do poema Dolores de Swinburne. Depois, em 1993, organizei e publiquei Poemas de Guillerme de Almeida.
Aposentei - me na Unicamp em janeiro de 1995. Continuo vinculado academicamente à universidade como professor convidado e, nessa qualidade, coordeno o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LABJOR) no Núcleo de Desenvolvimento de Criatividade (NUDECRI).
Pelo lado administrativo, exerço desde maio de 1994, a função de Diretor Executivo do Instituto Uniemp ,em São Paulo.
Experiência Profissional:
.
na Biblioteca
Este autor não possui publicações vinculadas
TAGs Relacionadas
Este autor não tem tags vinculadas