11 Razões para Participar de uma Comunidade do CEV
Tudo começou no dia 30 de julho de 1996: a primeira mensagem na primeira lista do CEV, a cevefesport. Em 22 de maio de 2009 – quase 13 anos depois – a lista cevefesport virou a comunidade EF-Esporte, a primeira a migrar para esse novo formato. Transformações graduais porém significativas para acompanhar a evolução tecnológica e poder, assim, utilizar ferramentas cada vez mais apropriadas.
Integradas ao portal do CEV, as comunidades oferecem inúmeras vantagens sobre as listas. Participar das comunidades é MAIS seguro, responsável, fácil, organizado, democrático, preciso, solidário, humano, bonito, interativo e legal.
-
Mais seguro porque a postagem de debates e comentários é reservada às pessoas que se cadastram gratuitamente no quem é quem do CEV e, portanto, protegida por nome de usuário e senha, o que livra os usuários do volume de spam na comunicação por e-mail e reduz a praticamente zero a propagação de vírus.
-
Mais responsável porque os debates em cada comunidade viram página de fácil acesso e livre consulta na Internet e permitem com mais facilidade o reconhecimento dos respectivos autores.
-
Mais fácil porque mesmo sem integrar outras comunidades, você pode se inteirar do que andam debatendo acessando as NOVIDADES do CEV que interessam você, ou utilizando gratuitamente a ferramenta RSS do CEV, além de poder rapidamente acessar as comunidades incluindo seus endereço entre os seus favoritos.
-
Mais organizado porque os debates são arquivados por tema e, futuramente, por autor; os comentários de cada debate são arquivados em ordem cronológica de publicação.
-
Mais democrático porque a disponibilização dos debates sob a forma de páginas na Internet, associados aos seus respectivos autores, identificados por fotografias, inclusive, não apenas permite como pode estimular a participação de mais pessoas, democratizando cada vez mais nosso fórum virtual.
-
Mais preciso porque, com as comunidades integradas ao portal, os debates também são rastreados pelo mecanismo de busca, aumentando suas chances de encontrar a informação que pesquisa com maior precisão e em menor tempo.
-
Mais solidário porque, a participação dos principais atores do mundo esportivo nos debates aumenta a projeção de seus protagonistas ao mesmo tempo em que proporciona aos outros membros o acesso à informação; a movimentação gerada pelas comunidades agrega valor ao portal, possibilitando a comercialização de espaços publicitários para o aporte financeiro necessário à sua manutenção e operação, ou seja, ao mesmo tempo em que se produz conhecimento, gera-se receita para assegurar a gratuidade de acesso – todo mundo sai ganhando.
-
Mais humano porque a partir das fotos dos participantes das comunidades, exibidas na primeira página de cada uma delas, e também da foto dos autores em cada debate e comentário, você acessa o Quem é Quem para conhecer melhor seus colegas de debate que são, como você, integrantes de uma rede de pessoas que utilizam computador.
-
Mais bonito porque as comunidades possuem uma estrutura gráfica simples e limpa porém completa e um agradável padrão visual, que certamente irão evoluir com a participação de todos.
-
Mais interativo porque você pode “saltar”, “correr” ou mesmo “voar” entre comunidades com facilidade para se informar sobre o que está acontecendo e postar seus comentários, agilizando os debates e, via Quem é Quem, pode deixar mensagens particulares para outros membros e, assim, intensificar seu intercâmbio profissional e acadêmico.
-
Mais legal porque, no portal, os debates estão protegidos pelos termos da licença da Creative Commons, o que assegura que todo e qualquer material ali veiculado somente poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais e que toda e qualquer alteração em seu conteúdo deve contar com a anuência expressa do(s) autor(s).
Não é legal contar com ainda mais segurança jurídica?