XIII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

De 30-03-2010 até 02-04-2010
Moçambique. Maputo
http://www.ciup.ac.mz/congresso

Programa

MENSAGEM DO REITOR

É com muito prazer que vos abrimos a porta para um evento de extrema importância para a nossa universidade e o país em geral, programado para o início do próximo ano: o XIII Congresso de Educação Física e Desportos dos Países Lusófonos.

Tomamos a ousadia de chamar para a UP a realização deste evento científico durante o último Congresso ocorrido no Brasil, na cidade gaúcha de Portalegre, tendo ficado desde logo o repto lançado pela Comissão Organizadora Local, a Comissão Científica do evento e o “Conselho dos Anciões” de que em Maputo deveríamos tentar trazer mais participantes, mais temas, mais alegria e participação, mantendo sempre o elevado nível científico e didáctico do Congresso.

Não sei se iremos superar a alegria nata dos gaúchos ou a participação massiva de um país com uma cultura de educação física e “esporte” bem enraizada. Sei sim que traremos uma dimensão muito moçambicana ao evento. Para isso contribuem muitos factores, qual deles o mais importante:

  1. As profundas reformas iniciadas na nossa Universidade há cerca de dois anos sob o lema “de volta à academia”, que permitiram trazer um novo alento na vida académica e organizativa da instituição;
  2. O carácter importante que a nossa Faculdade de Ciências de Educação Física e Desporto joga no panorama sócio - cultural e científico do país, sendo aquela a única instituição de ensino terciário na área e que congrega, sem dúvidas, os maiores estudiosos do país;
  3. O crescente desejo de melhoria da qualidade através do intercâmbio com outros académicos do planeta;
  4. A coincidência “fortuita” deste evento com a realização do CAN (Taça Africana das Nações, em Futebol), pela primeira vez em espaço lusófono e na zona da SADC, em Angola, para além do campeonato mundial de futebol em Junho de 2010 na vizinha África do Sul.

O ano não podia estar mais prenhe de acontecimentos desportivos nesta zona do continente. E ao adicionarmos uma pitada de cientificidade aos acontecimentos para além das já reconhecidas tradicionais virtudes anfitriãs do Povo Moçambicano, podemos arriscar no mínimo, que teremos um Congresso muito diferente.
Pois claro. Porque a própria lusofonia é, acima de tudo, um espaço de diferença. E, acredito, a variedade dos temas e de oradores, a especificidade dos problemas analisados pelos diferentes estudiosos, a cosmopolita cidade de Maputo com as suas acácias e a riqueza da variedade gastronómica moçambicana irão, certamente, transmitir este aspecto de contradição. Qual milhares de atletas de diferentes origens alinhados antes do início de uma competição de maratona desportiva: as aspirações são as mais díspares, as capacidades também, as cores do equipamento e as estratégias de competição, variadas, porém o objectivo comum de conviver através do desporto, competir e superar mantêm-nos todos unidos.

Esta será mais uma daquelas vezes em que o espírito olímpico do desporto irá unir os estudiosos do desporto da zona lusófona.
Sejam Bem vindos a Moçambique, a Maputo, à UP e ao intercâmbio desportivo do XIII Congresso de Educação Física e Desportos da Lusofonia.

Rogério José Uthui

Endereço

Veja mais no GoogleMaps

Universidade Pedagógica
Maputo

Realização: Universidade Pedagógica de Moçambique


:-)





© 1996-2014 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.