15 Anos da Secretaria Estadual do Cbce em Pernambuco: Uma Construção Histórica

Por: Laurecy Dias dos Santos, Roberta de Granville Barboza e .

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


.Resumo

A produção e socialização do conhecimento tem sido, nos últimos anos, uma tônica presente em todos as entidades científicas. Neste conjunto histórico, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, através de seus segmentos organizativos, em especial as Secretarias Estaduais, tem contribuído significativamente nesta direção. E, como parte desta constituição histórica, a Secretaria Estadual do CBCE em Pernambuco, sem sombra de dúvida, é cenário de uma história que nos possibilita (re)contar toda esta trajetória. Neste sentido, a atual Gestão da Sec-CBCE-PE - Articulação e Trabalho, a partir da reformulação do estatuto do CBCE, gestão 87/89, a qual implementou uma administração descentralizada através de Comissões Provisórias e Secretarias Estaduais, registra neste congresso a evolução histórica da Sec- CBCE-PE e suas contribuições com a produção e socialização do conhecimento em Pernambuco e, conseqüentemente para o Brasil. Esta é uma história contada desde 1989, quando da instalação, em Pernambuco, da Secretaria, tendo à frente os(as) Professores(as) Roseane Soares de Almeida, Cláudio Monteiro, Romualdo Cavalcanti e Tereza França. Nesse período, entre outras ações, o CBCE realizou fóruns de debates, editou boletins, firmou convênios e participou da organização do I Encontro Pernambucano de Educação Física, juntamente com os Diretórios Acadêmicos. Realmente, estar presente, aqui e agora, neste espaço político científico, para nós que construímos e, continuamos a construir, todo esse processo histórico-evolutivo, para além de uma honra, entendemos ser uma significativa colaboração que se coloca para (re)pensarmos o papel e a natureza científica da referida secretaria, quando comemoramos seus 15 anos de existência. Com este estudo, que se configura numa pesquisa de caráter sóciofilosófico, nosso objetivo é expor e ampliar as reflexões elaboradas sobre os elementos que possibilitem a discussão acerca da produção e socialização de conhecimento ao longo da existência da Sec CBCE-PE, gerando discussões científicas, enriquecendo estudos e pesquisa na Educação Física, Esporte, Lazer. Para tanto, contamos com a colaboração dos integrantes do NIEL-UFPE na coleta e sistematização dos dados, os quais foram analisados com base na revisão bibliográfica, documental e de conteúdos. Com este trabalho, apontamos, à luz de trabalhos veiculados através do CONPECE, Boletins e outros eventos realizados ao longo destes 15 anos, indicativos e/ou pressupostos construídos com referências extraídas da produção para discutir sobre caminhos para o fomento do saber, provocando o fluir de reflexões sobre nossa área do conhecimento, num prisma de abordagens com múltiplos olhares. Assim, apontamos pistas para estabelecer possíveis reflexões, com estreitas relações, no âmbito do Sistema Educacional, no âmbito das Políticas Públicas e no âmbito do Esporte, no âmbito do Lazer e no âmbito da Saúde.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.