300 Palavras (10). Educação Física: para que?
Integra
Neste primeiro de setembro comemora-se o dia do Profissional de Educação Física. Desde 1998 o Brasil convive com a regulamentação formal dessa profissão, responsável pela orientação na prática de atividades físicas – em particular na prescrição e prática de exercícios físicos e atividades esportivas, com fins educacionais, recreacionais ou de promoção da saúde.
A atividade física (termo geral que engloba exercícios físicos, práticas esportivas, danças, artes marciais, atividades de deslocamento e laborais) é um comportamento presente nas diversas dimensões da vida humana, sendo fundamental para o pleno desenvolvimento e a boa qualidade de vida, em todas as faixas etárias. A alta prevalência de inatividade física traz consequências para a saúde individual e coletiva, com significativo impacto econômico e social. Para que todo o potencial da prática de atividade física seja alcançado, sua promoção, conjuntamente com a proposta de redução do comportamento sedentário (tempo sentado), deve ser encarada como um desafio de todos, principalmente dos profissionais de Educação Física nos tempos atuais.
No Brasil, a Educação Física é estruturada de forma privilegiada em relação às demais nações – é uma profissão regulamentada, é uma disciplina curricular obrigatória nas escolas e também representa uma área do conhecimento, com bases acadêmicas bem definidas, sendo parte da estrutura formal de financiamento de pesquisas no país. Portanto, é uma profissão, uma disciplina escolar e uma área do conhecimento que tem relevância nas áreas da educação, da saúde, da cultura e do desenvolvimento sustentável. Há responsabilidades e competências que lhe são exclusivas – como a Educação Física escolar, a prescrição e supervisão de sessões de exercícios físicos e a orientação na iniciação esportiva de crianças e adolescentes. Há, também, áreas de atuação compartilhadas, como a dança, as artes marciais ou Pilates. Importa, para a sociedade em geral, que tenhamos competência e responsabilidade ética para o bom desempenho profissional.
A Educação é, sem dúvida, maior que a Educação Física – mas é incompleta sem ela! A Promoção da Saúde envolve muito mais do que a prática de atividades físicas – mas é muito mais efetiva com ela! A Educação Física de qualidade, em todos os setores da sociedade, pode ser um fator importante para o desenvolvimento integral e a qualidade de vida em todas as idades.
Grande abraço!
Markus Nahas