A Ação na Educação Física Escolar: Desafios e Inquietudes na Formação do Ser Professor
Por Patrícia H de Andrade (Autor), Selva M Guimarães Barreto (Autor), Gabriela Teixeira Paula (Autor), Luiz Fernando Monteiro (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O processo educacional em nível formal tem sido caracterizado como uma área que enfrenta muitos conflitos e desafios diante de uma sociedade em constante mudança e que almeja a “construção” de uma escola de qualidade para todos. Mediante o exposto, o presente estudo teve por objetivo desvelar os desafios e inquietudes vivenciados pelos discentes de Licenciatura em Educação Física da UFJF em sua formação inicial, de modo a conhecer a realidade de sua vivência acadêmica, segundo análise de respostas emitidas por 17 participantes matriculados no último período do curso de Licenciatura em Educação Física da UFJF às seguintes questões: 1) Como você avalia a preparação profissional (docência nos ensinos fundamental e médio) proporcionada no curso de Licenciatura em Educação Física da UFJF para atuação na docência? 2) Na sua formação inicial foram tratados assuntos sobre o cotidiano escolar e as dificuldades existentes na prática? 3) Há outras informações que você julga interessante explicitar para favorecer a obtenção dos objetivos expressos neste estudo? Quais? Por quê? As argumentações foram agrupadas em nove diretrizes que nos levam a concluir que há uma insatisfação com relação a formação inicial para a docência no âmbito do curso de Licenciatura em Educação Física.