A Aprendizagem Para o Ensino no Karatê: Estudo a Partir da História de Vida dos Instrutores
Por Gabriel Renaldo de Sousa (Autor), Valmor Ramos (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 12, n 1, 2013.
Resumo
O presente estudo tem como objetivo examinar a percepção dos instrutores de Karatê quanto à sua aprendizagem profissional, classificando suas fontes de conhecimento. Adotou-se o método de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva interpretativa. Foram investigados três instrutores de Karatê da região da grande Florianópolis com experiência no ensino da modalidade. Os dados foram coletados a partir de entrevistas dos tipos estruturada e semiestruturada. As respostas foram gravadas e transcritas literalmente. Os resultados mostraram que os instrutores buscam fontes formais e informais de aprendizagem profissional. A fonte de conhecimento mais valorizada pelos instrutores refere-se ao seu processo informal de reconstrução das experiências, surgidas pela resolução de problemas da prática cotidiana de aula.