A Arena Gamer Como Espaço De Lazer
Por João Victor Pereira Da Silva (Autor), Elizara Carolina Marin (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
As arenas, outrora utilizadas para batalhas nos anfiteatros romanos, ganham uma nova perspectiva por meio das arenas gamer, destinada aos aficionados por jogos eletrônicos. O contato inicial do público com os games eletrônicos ocorreu nos anos de 1970 pelas casas de fliperamas. Seguindo nos anos de 1990, pelas LAN Party, festas em rede, ou seja, eventos entre usuários e amigos, que se juntavam e conectavam seus computadores em uma mesma sala para jogar em equipes ou competir entre si (NOVAK, 2010). Com a expansão dos consoles, os computadores domésticos e da internet, outros cenários para os jogos eletrônicos abriram-se nos últimos anos. Um deles são as competições oficiais, envolvendo altas cifras, profissionalização de jogadores e legião de espectadores (FERREIRA; MORAIS; JÚNIOR, 2021). Outro, articulado a este, são os grandiosos equipamentos criados para realizar as disputas de campeonatos de jogos eletrônicos e para receber grandes somas de público, as arenas gamer. No Brasil, elas estão presentes em todas as regiões do país e tem se apresentado, como assinala Souza (2022), também como locais de lazer e criação de redes de sociabilidade. Na especificidade da capital do estado da Paraíba, João Pessoa, em 2021 foi inaugurada a arena gamer Jogue Fácil, com um investimento de 1.5 milhão de reais, e que contempla diferentes ambientes, computadores e consoles de última geração e diversos jogos.