Resumo

Considerando a Capoeira, na atual sociedade, e que esta é norteada pela ação transformadora das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), mudando as formas de pensar e agir do homem, uma nova realidade pode ser incorporada ao ensino desta arte-luta. O objetivo deste estudo foi investigar a utilização das novas TICs, por meio da linguagem digital contemporânea, através de uma filmadora e um notebook, unindo imagem, som e movimento, favorecendo a potencialização do ensino da Capoeira, tornando o aprendizado mais atrativo, dinâmico e eficiente. Optou-se pela pesquisa qualitativa com foco em um processo de análise da intervenção, e um questionário com perguntas fechadas e abertas. Os resultados indicam que 93%, dos alunos conseguiram perceber inadequações aos seus gestos motores apontando a união da imagem, do som e do movimento, como fator que os levou a esta análise. Através desta visualização, os dados apontam uma relevante progressão entre técnica, postura, e criatividade, ressignificando o aprendizado. Quanto à utilização da tecnologia na aprendizagem, 96,42% dos entrevistados manifestou-se positivamente ao seu uso, inferindo-se a sua contribuição para diversificar metodologias que pressupõem novas reflexões e diferentes percursos para um aprendizado significativo, proporcionando o desenvolvimento do ser humano.

Acessar