XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE

De 11 de Setembro de 2011 até 16 de Setembro de 2011
Brasil, Porto Alegre-RS.

Realização: CBCE e Ufrgs

http://www.conbrace.org.br/capa/

Endereço

Escola de Educação Física da UFRGS
Rua Felizardo, 750 - Jd. Botânico

Programa

DOMINGO – 11 set

14h – 18h

Reuniões da Direção Nacional, das Secretarias Estaduais do CBCE e dos coordenadores de Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs)

19h – 22h

Solenidade de AberturaHomenagensEntrega do Prêmio CBCE de Literatura Científica

SEGUNDA – 12 set

09h – 12h

Mesa I MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: papel das Ciências do EsporteNesta mesa se espera apresentar uma análise de implicações e efeitos de megaeventos esportivos em diferentes âmbitos do contexto nacional (econômico, político, social, educativo, políticas públicas) e relacioná-los com as contribuições possíveis da Educação Física/Ciências do Esporte nesse processo.

Convidados: Dr. Gilmar Mascarenhas de Jesus (UERJ)Dr. Fernando Mascarenhas (UnB)Dr. Lamartine Pereira da Costa (UGF)Moderador: Dr. Alexandro Andrade (UDESC)

14h – 17:30h

Programação dos Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs)Apresentação dos trabalhos submetidos e selecionados em processo de avaliação coordenado pelos GTTs do CONBRACE (GTT 01 - Atividade Física e Saúde | GTT 02 - Comunicação e Mídia | GTT 03 - Corpo e Cultura | GTT 04 – Epistemologia | GTT 05 - Escola | GTT 06 - Formação profissional e mundo do trabalho | GTT 07 - Memórias da Educação Física e Esporte | GTT 08 - Movimentos sociais | GTT 09 - Políticas Públicas | GTT 10 - Recreação e Lazer | GTT 11 - Treinamento esportivo | GTT 12 - Inclusão e Diferença). Serão apresentados aproximadamente 300 trabalhos, no formato de Comunicação Oral e Pôster.

Mesas internasCada um dos 12 GTTs tem programação independente. Esta programação compreenderá, em 2011, a realização de “mesas internas”, com a presença de convidados que debaterão temas pertinentes a cada GTT.

17:30h – 19h

Painel InternacionalAtividade com representantes de instituições acadêmicas internacionais da área de Educação Física e Ciências do Esporte para discussões de temas relevantes da área e possibilidades de intercâmbio.

19h – 22h

Painel LiterárioTEMAS POLÊMICOS DA REVISTA MOVIMENTOAtividade informal, com a reunião de autores que escreveram na sessão de temas polêmicos da Revista Movimento da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O tema desta atividade é “Mas afinal o que é Educação Física?”

Debatedores: Dra. Celi Taffarel (UFBA)Dr. Dr. Adroaldo Gaya (UFRGS)Dr. Hugo Lovisolo (UERJ)Dr. Valter Bracht (UFES)Moderador: Dr. Marco Paulo Stigger (UFRGS)

Lançamento de livros, sessão de autógrafos e mostra de revistasDurante o evento serão lançados livros publicados em 2010 e 2011, divulgando a produção da área, que contará com um coquetel para os inscritos. Além disso, a organização do XVII CONBRACE e IV CONICE pretende garantir estrutura para os editores fazerem a mostra das suas revistas juntamente com o lançamento dos livros. A orientação é que os editores façam a exposição do acervo de revistas, banners, projeto editorial, divulguem, façam campanhas de assinaturas e intercâmbio com outros editores.

 

TERÇA – 13 set

09h – 12h

Programação dos Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs) - Bloco 2Apresentação de Trabalhos e Mesas internas

14h – 18h

Programação dos Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs) - Bloco 3Apresentação de Trabalhos e Mesas internas

19h – 22h

Assembléia do CBCEAtividade institucional com a apresentação da Prestação de Contas da entidade, posse da Nova Diretoria.

Festa no OpiniãoA festa do evento ocorrerá no “Opinião”, uma das mais tradicionais casas de shows de Porto Alegre, localizado no Bairro Cidade Baixa, reconhecido pela sua infraestrutura de festas e comemorações (bares, cafés, casas de shows, restaurantes).

 

QUARTA – 14 set

09h – 12h

EncontrosAtividade que objetiva socializar e problematizar as experiencias e as discussões desses coletivos que trabalham e estudam em diferentes áreas da Educação Física e das Ciências do Esporte. Os “encontros” confirmados até o momento são:- de Professores do Ensino Básico; - de Estudantes de Educação Física; - de Dança (GEDAN); - de Capoeira (GECA); - dos Centros de Memória; - e do Centro Esportivo Virtual (CEV).

Fórum de Pós-GraduaçãoEncontro de coordenadores de pós-graduação em Educação Física e áreas afins, para discussões, acordos e parcerias. Também poderão participar professores de instituições de ensino superior que pretendem enviar processo de implantação de programas de pós-graduação.

14h – 18h

Encontros - ContinuaçãoEspaço de socialização e problematização de experiências

Fórum de Pós-Graduação - ContinuaçãoEncontro de discussões, acordos e parcerias envolvendo programas de pós-graduação em Educação Física.

Reuniões InstitucionaisAtividades de encontro entre representantes da instâncias do CBCE (diretoria, coordenadores de GTTs e secretários estaduais), para avaliação e planejamento de ações conjuntas. Um foco importante destas reuniões é o planejamento dos eventos regionais de 2012.

19h – 22h

Mesa II TEORIA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: currículos e realidade socialNesta mesa se espera apresentar uma análise dos principais dilemas e controvérsias que ocorrem no cenário brasileiro quanto ao debate Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, sobretudo, no que toca aos aspectos da legislação, currículos, articulação teoria e prática e seus impactos na realidade social.

Convidados:Dr. Alex Branco Fraga (UFRGS)Dr. Marcos Garcia Neira (USP)Dr. Luis Armando Gandin (UFRGS)Moderadora: Dra. Roseli Teixeira Selicani (UEM)

QUINTA – 15 set

09h – 12h

Programação dos Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs) - Bloco 4Apresentação de trabalhos e Mesas internas

14h – 18h

Programação dos Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs) - Bloco 5Apresentação de trabalhos e Mesas internas

19h – 22h

Assembléia do CBCEA segunda sessão da Assembléia do CBCE tem como propósito a discussão de temas e decisões importantes para o planejamento da nova gestão.

 

SEXTA – 16 set

09h – 12h

Programação dos Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs) - Bloco 6Apresentação de trabalhos e Mesas internas

14h – 18h

Avaliação do eventoAtividade de consulta aos congressista sobre a qualidade do evento realizado, em diversos aspectos.

Conferência finalEDUCAÇÃO FÍSICA DO FUTUROProgramação acadêmica com um convidado de relevância internacional. Nesta conferência apresentar-se-á um panorama da Educação Física no cenário Europeu/Mundial, objetivando a reflexão sobre suas possibilidades e limitações, enquanto fazer científico/prática pedagógica de comprometimento com a realidade social.

Convidado: Dr. David Kirk (University of Bedfordshire)Moderador: Dr. Alberto Reppold (UFRGS)

19h – 22h

Confraternização e encerramento

ATIVIDADES TRANSVERSAIS

Atos comemorativosDurante o evento, além da abertura que contará com homenagens e premiação, estaremos comemorando também os 15 anos dos GTTs, 33 anos do CBCE e 70 anos da ESEF – UFRGS. Para tanto serão realizadas duas exposições do Centro de Memória do Esporte – ESEF/UFRGS, com parceria com o Centro de Memória da Escola de Educação Física da UFMG.

Sala de imagem (SIM)Esta sala é um projeto do GTT Comunicação e Mídia. Seu objetivo é possibilitar aos congressistas uma experiência por meio das linguagens visuais, buscando outras maneiras de refletir cientificamente sobre as contribuições que a Educação Física / Ciências do Esporte podem oferecer à “Sociedade em Rede”. 


Realização: CBCE e Ufrgs