Resumo

Numa perspectiva de encontrar-se através de uma relação de alteridade, este estudo pretende debruçar-se sobre as nuances que assemelham e diferencia as danças de cortejo presentes no Maracatu-Nação, vivenciado em Pernambuco – Brasil, e no Candombe Rio Platense, encontrado em Montividéu – Uruguai. Refere a um trabalho monográfico (em construção), constituinte para conclusão do curso de Pós-Graduação em Dança da Faculdade Angel Vianna/RJ em parceria com a Compassos Companhia de Danças/PE.
Com diferentes histórias para contar, essas danças, aqui brevemente vislumbradas, se colocam também como uma possibilidade de um primeiro ponto de partida para redescobrir outras manifestações irmãs desse tão inervado lugar que é a América Latina. Teóricos como Carámbula (2005), Ferreira (2009), Lélis (2008), Lima (2005), Lopes (2008), Peixe (1980) e Tinhorão (2008) contribuem para o diálogo de diversas perspectivas históricas.
Observarmos que há uma confluência de idéias que permeiam os conceitos de origem de tais danças e que se concretizam as suas estéticas coreográficas. Também a partir do estudo, pretende-se lançar um olhar para a linguagem hibridizada da videodança (em construção), onde desenvolveremos um processo criativo dentro da temática abarcada.

Acessar