Atividade:

Professor Associado da Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde atua como docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação. É Livre-Docente em Comunicação e Esporte pela Unesp, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e Bacharel e Licenciado em Letras pela Universidade de São Paulo. É líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação sobre Esporte e Futebol) e integrante do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas da USP).

na Biblioteca

Tese


Mestrado
O óbvio Ululante do Futebol, o Sobrenatural de Almeida e Outros Temas
Doutorado
O Futebol Ao Rés-do-chão: a Coluna e a Crônica em Tempos de Copa do Mundo
Nenhuma publicação

Artigos publicados no Periodico


A final da copa do mundo FIFA 2022 no catar e suas representações em jornais da Argentina, França e Brasil
“Nós vamos invadir sua praia” Os usos imprevistos dos espaços urbanos de natureza pelas pranchas do mar
A Vinheta Oficial da Fifa Para a Copa do Mundo de 2014 e o Futebol-arte de Gilberto Freyre: Aproximações Estéticas e Apropriação Publicitária
Olimpíadas Rio 2016: a (in) Sustentabilidade do Nosso Legado
Fotojornalismo Esportivo: Imagens de Mulheres Paralímpicas em Seis Capas de Jornais Brasileiros
O Futebol-arte Brasileiro: Uma Tradição Continuamente Reinventada e Contestada
Transparência ou Estratégia de Marketing: Uma Análise dos Relatórios de Sustentabilidade de 2012 e 2013 Publicados Pelo Corinthians
A Violência Atenuada nas Telas: a Nova Face do Mma (artes Marciais Mistas) em Sua Chegada ã?? Rede Globo
A Aventura do Atleta do Século: Uma Análise do Documentário Isto é Pelé Sob a ótica da Jornada do Herói, de Joseph Campbell
A Literatura Invade a Grande área (a Crônica Durante as Copas do Mundo de Futebol)
Futebol e Tecnologia: Uma Análise da Transmissão Televisiva da Copa do Mundo a Partir dos Conceitos da Midiologia
Entre a Ficção e a Objetividade Breve Estudo Sobre a Crônica no Jornalismo Brasileiro Durante a Copa do Mundo de Futebol de 2002
Corrida de Rua e Representação Social: Análise da Campanha Publicitária It´s Runderful da Mizuno
A Função Autor e a Crônica Esportiva no Brasil: Representações da Copa do Mundo em Alguns Jornais Paulistas e Cariocas
Mulheres Fazem Isso? ? Análise das Estratégias de Gestão do Rúgbi Feminino no Brasil
Esses Cronistas de Futebol e Suas Fábulas Maravilhosas: a Copa do Mundo de 1998 na Grande Imprensa Brasileira

Artigos publicados em evento


Sustentabilidade Nos Jogos Olímpicos: A Evolução Do Tema Na Comunicação Do Comitê Olímpico Internacional
A representação da mulher atleta paralímpica em três capas do jornal O Globo
Mulher, gênero e esporte na televisão aberta: os processos de recepção dos telespectadores brasileiros no Jogo Aberto da Band
Interação programada ou sociabilidade?: as nuances do “consumo” de Rayssa Leal em seu perfil no Instagram após a conquista da prata olímpica
Viva Sua Paixão: os Jogos Olímpicos de 2016 e as Capas de Jornais do Brasil, Eua, Espanha e Japão
Fotojornalismo Esportivo: Dilemas éticos na Cobertura Imagética dos Jogos Paralímpicos Rio-2016
Análise das Representações das Atletas Olímpicas nas Capas do Caderno Especial Rio-2016
A Pista Também é Delas: Reflexões Sobre o Discurso Produzido na Página Globo Esporte Sobre as Skatistas
A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 Sob a Perspectiva do Modelo Triple Bottom Line
Neymar e Seu Futebol em Poesia Como Destino da Obra Veneno Remédio, de José Miguel Wisnik
Jogo, Jornalismo e Simulação: Análise do Mimetismo no Newsgame Gone Gitmo™
Participação Feminina em Jornais Desportivos Portugueses: Onde Estão as Mulheres nos Impressos a Bola, Record e o Jogo?
A Imagem da Mulher Atleta com Deficiência nas Fotografias do Jornal o Estado de S.paulo
A Pandemia Que Parou o Mundo: o Adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio Sob as Lentes da Rede Globo
Rio e o País das Maravilhas: Uma Análise do Brasil Sustentável nas Estratégias de Comunicação dos Jogos Olímpicos de 2016
O Boxe em Documentário: Esportivização Infantil Rumo Ao Alto Rendimento
Materialidade da Transmissão Televisiva Direta e Ao Vivo da Copa do Mundo de Futebol no Sistema Analógico: Uma Comparação Entre os Mundiais de 1970 e 1998
Jornalismo e Infotenimento na Copa do Mundo de 2010: Uma Análise do Central da Copa
Todos Juntos, Vamos: a Superação do Verdeamarelismo da Ditadura Militar na Conquista do Mundial de Futebol de 2002
Do Anonimato à Vitória: as Primeiras Medalhas Olímpicas Fe-mininas do Brasil e a Imprensa Esportiva em Atlanta-1996
Brasil 1 X 7 Alemanha: Imagens de Choro e Lágrima no Fotojornalismo Esportivo Brasileiro
Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e a Representação de Atletas Brasileiros no Jornal Lance!
O Futebol Ao Rés-do-chão
Futebol de Grife: A Coluna e a Crônica em Tempos de Copa do Mundo
A Falação Esportiva (o Discurso da Imprensa Esportiva e o Aspecto Mítico do Futebol)
Todo Dia Ela Faz Tudo Sempre Igual (o Texto Literário e a Crônica na Imprensa Esportiva Brasileira)
O Mito Construído, Destruído e Restituído - O Caso Cíclico de Ronaldo Fenômeno
A Copa do Mundo é Sempre Nossa - a Desvalorização do Elemento Estrangeiro e a Afirmação da Brasilidade Por Meio dos Cronistas de Futebol
A Construção Discursiva Textual dos Jornais Paulistas na Copa do Mundo de Futebol de 2006
O Que Eu Vou Ser Quando Crescer? (o Futebol e o Sonho de Ascensão Social Num Conto de Rubem Fonseca)
Comunicação e Esporte - Diálogos Possíveis
Felipão e a Nova Pátria em Chuteiras: Quando Portugal é Adotado Pela Imprensa Brasileira Como a Equipe da Vez
A Copa do Mundo é Nossa: a Organização do Mundial de Futebol no Brasil em 2014, Retratada Pela Imprensa Nacional e Européia
A Crônica de Esportes no Brasil: Algumas Reflexões
O Aspecto Lúdico e o Aspecto Bélico na Estratégia de Comunicação da 5ª Edição dos Jogos Mundiais Militares - os Jogos da Paz - Rio 2011
Humor & Sofisma: Uma Análise da Estratégia de Comunicação da Topper e da Confederação Brasileira de Rugby
Breves Questionamentos Sobre o Fenômeno Midiático do MMA - Mixed Martial Arts (Artes Marciais Mistas): Uma Proposta de Estudo
Neymar e Sua Trajetória Espetacular Como ídolo Nacional
MMA e a Busca de Identidade em Uma Cultura em Vias de Globalização
Esporte, Cultura e Identidade: os Desafios Comunicacionais do Rúgbi no Brasil
As Mensagens Sociais nas Camisas de Jogo do Corinthians
Humor & Seriedade: Panorama Evolutivo da Comunicação do Rúgbi no Brasil
Entre Tapas e Beijos: a Humanização Fantástica do Lutador de MMA Anderson Silva Pela Rede Globo de Televisão
Da Transmissão Analógica à Transmissão Digital Televisiva de Futebol
A Contribuição Funcionalista Ao Estudo Midiático: as Mensagens na Camisa do Corinthians
A Construção do ídolo no Mercado de Revistas Brasileiro: Um Estudo Sobre a Imagem de Neymar
Os Patrocínios na Camisa do Corinthians: as Relações Entre Time, Mídia e Patrocinadores
O Jeitinho Brasileiro na Propaganda: os Elementos Que Caracterizam o Futebol do Brasil Utilizados Como Apelo Publicitário Por Emissoras de TV
O Craque, o Símbolo Sexual, o Homem Bem-sucedido: a Construção da Imagem de Neymar no Mercado de Revistas Brasileiro
Mulheres & Esporte: Análise da Publicidade do Rúgbi Feminino no Brasil
Corinthians X Mídia: a Repercussão da Morte do Torcedor Boliviano Vista Pelo Relatório de Sustentabilidade do Clube e Pela Folha de S. Paulo
Cobertura da Copa do Mundo de 1950 Pelas Revistas Semanais da época: Levantamento Quantitativo e Critérios de Noticiabilidade
A Construção Estética da Transmissão Televisiva na Copa do Mundo de 1998
Mais do Mesmo: as Semelhanças de Conteúdo na Divulgação da Copa do Mundo 2014 Pelas Emissoras Brasileiras de Tv Aberta
O Fotojornalismo Esportivo e as Interpretações de Uma Derrota: Algumas Imagens do Brasil 1 X 7 Alemanha no Mundial de 2014
Invisíveis, Mesmo Quando Vencedoras: as Razões Pelas Quais o Esporte Não Reconhece as Mulheres Atletas Tal Qual Ocorre com os Homens
Corrida de Rua e Representação Social: Análise da Campanha Publicitária It s Runderful da Mizuno
A Trajetória do Herói de 1962: Uma Análise do Documentário Garrincha, Alegria do Povo Sob a Luz da Jornada do Herói, de Joseph Campbell
Ainda Somos o País do Futebol? Uma Análise Discursiva do Jornal The Guardian na Cobertura da Copa do Mundo da Fifa 2014
A Comunicação da Sustentabilidade nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro Segundo o Site Rio 2016
Representação do Rúgbi Feminino: Análise da Cobertura Midiática na Conquista do Bronze nos Jogos Pan-americanos de 2015
Quem é Quem nos Programas Esportivos de Televisão: Uma Análise das Questões de Gênero no Cartãozinho Verde, da Tv Cultura
O Futebol Brasileiro e o Futebol Arte: Uma Análise Foucaultiana a Respeito da Ordem Destes Discursos na Mídia e na Academia
Futebol, Transmissão Televisiva e Tecnologia: Uma Análise da Transmissão da Mensagem a Partir dos Conceitos da Midialogia
Fotojornalismo Esportivo e a Cobertura Imagética da Derrota: Uma Análise das Representações do Brasil 1 X 7 na Copa do Mundo de 2014
A Responsabilidade Social Pelo Olhar dos Relatórios de Sustentabilidade do Sport Club Corinthians Paulista
A Figura dos Brasileiros no Jornalismo de Revista Nacional: o Vexame na Copa do Mundo 2014 e a Inversão nos Discursos da Revista época
A Derrota do Brasil Para o Uruguai no Jogo Final da Copa do Mundo de 1950 Pelas Páginas do Jornalismo de Revista Brasileiro
A Rota Inversa dos Descobrimentos: Como os Jornais de Portugal Retrataram a Presença de Técnicos Brasileiros no Comando da Seleção Lusa de Futebol
A Repercussão Midiática das Mensagens na Camisa do Corinthians, nos Sites Esportivos: Lance Net, Globo Esporte e Espn.

TAGs Relacionadas

Adolescentes Alemanha Boxe Brasil Comunicação Copa do Mundo Copa do Mundo 2014 Corinthians Corrida de Rua Crônica Crônica Esportiva Cultura Esporte Universitário Esportes FIFA Fotografia Futebol Futebol Brasileiro Garrincha Gestão Globalização Gênero Humor Identidade Identidade Nacional Jogos Jogos Olímpicos Jornalismo Legados Literatura Lúdico Marketing Mixed Martial Arts - MMA Mulher Mulher e Esporte Mídia Olimpismo Olimpíadas Paralimpíada Paralímpiadas Paralímpico Patrocínio Pelé Portugal Propaganda Psicologia Publicidade Redes Sociais Representação Representação Social Rugby Seleção Brasileira Sociologia Surfe Sustentabilidade Televisão Violência

Autores Relacionados

Marta Regina Garcia Cafeo Tatiana Zuardi Ushinohama Roberta Ferreira Brondani Neide Maria Carlos Gabriel Arroyo Nathaly Barbieri Marcondes Noemi Correa Bueno Mikael Corrêa dos Santos Luís Henrique Mendonça Ferraz Fábio de Lima Alvarez Ary José Rocco Junior Júlio César Penariol Bruno Navarini Rosa Sabrina Rodrigues Machado Vivian Prestes Wolff Monique de Souza Sant’anna Fogliatto Monique de Souza Sant’Anna Fogliatto Sérgio Carvalho Vera Regina Toledo Camargo Marcia Morel Gustavo Roese Sanfelice Gabriel de Lima Alves Cortez Gabriel de Lima Alves Cortez Genio de Paulo Alves Nascimento Roberta Ferreira dos Santos Fábio Lima Alvarez Elis Angela dos Anjos Mayra Cristina Lopes Simone Marina Pompeu Coelho Fernando de Morais Franco Nunes Jeffersn Oliveira Goulart Nathaly Barbieri Marcondes César Mellina Cheminand Fortes Lima Nathaly Marcondes Cesar Maria Salomé Fernandes Martins Mariovet Matheus Teixeira Gabriela Ribeiro Amorin Neide Maria Carlos Kaiane Yamauchi Gonçalves Lívia Inglesis Barcellos