Resumo

Cultura infantil no espaço/tempo do recreio analisa como meninas e meninos estabeleceram as relações dos e entre os sexos. A opção teórica fundamentada no feminismo da diferença sexual dá sentido/significado ao corpo-sexuado no feminino e no masculino e trata do simbólico. Ao focalizar o recreio da quarta série através de um estudo de caso (Stake, 1998) de uma escola da periferia da cidade de Curitiba-PR perguntamos quais regras circulavam e quem as ditava e, qual a ação do/as inspetor/as no espaço/tempo do recreio. Escutamos as crianças quando estas se dirigiram até nós e dialogamos com o inspetor/as no sentido de compreender suas atitudes. Observamos que os meninos ocuparam a quadra central e para tanto utilizaram estratégias, mas nem todos jogaram futebol, o que demonstrou uma heterogeneidade nas formas de ser menino. As meninas ao romper a fronteira do espaço enfrentaram a força dos meninos. Estas desenharam, pintaram e brincaram evidenciando outros modos de relação como silêncio, espera, isto é, a sentidos que a escola deveria privilegiar. Concluímos que o recreio é um espaço/tempo de (re) criação da cultura o que nos auxilia a compreender as relações dos e entre os sexos de distintos sentidos.

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