Sou professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Atuo nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, como também no mestrado acadêmico e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFES. Coordeno o Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e Seus Fazeres (NAIF). O Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF), localizado no Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Espírito Santo, foi fundado em 2017 e está registrado no diretório grupos do CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9788232508317838). O Naif, desde a sua fundação, tem assumido o compromisso ético, político e estético com as infâncias, buscando retirar as crianças da condição de subalternidade e invisibilidade social, ao reconhecê-las e valorizá-las como agentes do seu próprio desenvolvimento, produtoras de cultura e como sujeitos capazes de pensar e agir sobre si em seus mundos de vida. Para isso, focaliza em suas pesquisas e processos formativos, as práticas pedagógicas da Educação Física, em contextos escolares e não escolares, coproduzidas com as crianças. As pesquisas e as formações conduzidas pelo NAIF estão ancoradas, sobretudo, na Sociologia da Infância, nos Estudos com o Cotidiano e nas produções do Círculo Bakhtiniano, em interface com diferentes campos das Ciências Humanas e Sociais, como Educação, Psicologia, Sociologia, História e Filosofia. A pesquisa-ação e a etnografia, em suas diferentes perspectivas, são metodologias privilegiadas pelo NAIF na produção de conhecimentos histórico e socialmente referenciados, produzidos com os praticantes do cotidiano, especialmente, com as crianças. Pesquisas bibliográficas, documentais e narrativas também configuram o rol de procedimentos que buscam analisar práticas e representações sobre/com/para as infâncias. Temáticas como relações étnico-raciais, gênero, diversidade sociocultural, formação docente, práticas pedagógicas e políticas educacionais têm constituído o escopo das pesquisas desenvolvidas pelo NAIF.