Resumo

O objeto de estudo desta dissertação são as práticas de ensino do judô para crianças. Os objetivos são: investigar como a pós-graduação no Brasil tem abordado o processo de ensino-aprendizagem do judô paras as crianças e analisar os discursos dos professores da Federação Espírito-santense de Judô que atuam com o judô infantil no Espírito Santo sobre suas práticas para o ensino dessa modalidade. Para alcançar o primeiro objetivo, realizou-se um estado de conhecimento que utilizou como fonte o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Dos 215 trabalhos identificados, apenas 39 contemplaram a dimensão de ensino desse esporte para crianças. Os focos das pesquisas analisadas foram: metodologias para o ensino do judô infantil (20); comportamento social e dimensão axiológica (8); iniciação esportiva e competição para crianças (5); judô e saúde (4); e formação docente para atuar com o judô infantil (2). Como resultado, aponta-se que, apesar de as teses e as dissertações focalizarem o judô sob diferentes perspectivas, os estudos conferem pouca visibilidade às produções infantis e ao protagonismo das crianças. Essa constatação sugere a predominância de um modelo de ensino do judô infantil externamente orientado, ou seja, centrado no adulto e não no sujeito do aprendizado. No que tange ao segundo objetivo, realizou-se um estudo descritivo-interpretativo com 33 professores. Os dados foram produzidos por meio de questionário enviado pelo Google Forms. Os resultados indicam que os professores enfatizam os aspectos axiológicos, técnicos e o desenvolvimento motor em seus processos de ensino, o que aponta para uma concepção universal de infância. Embora utilizem os jogos e as brincadeiras em suas aulas, os discursos sugerem uma apropriação instrumental dessas manifestações lúdicas, com pouco espaço para que as crianças tenham as suas subjetividades, agências e práticas autorais reconhecidas e valorizadas.

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