Resumo

Este pôster objetiva apresentar o trabalho que está sendo desenvolvido numa escola pública de Campinas/SP, no contexto do “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência” (PIBID - Edital no. 02/2009 – CAPES/DEB), desde abril de 2010, como parte do projeto institucional do PIBID/UNICAMP que é composto por 6 sub-projetos de diferentes campos de conhecimento e tem duração prevista de dois anos (até março de 2012). Nosso sub-projeto é um deles e prevê uma série de ações interdisciplinares com as turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, tendo como foco central as relações humanas entre os diferentes sujeitos que compõem o cotidiano escolar, com vistas a compreender a dinâmica relacional que as permeia, identificando problemas de violência, agressividade, bullying e preconceitos diversos. Conta com a participação de 20 bolsistas de diferentes cursos de licenciatura da UNICAMP, a maioria da educação física, além de estudantes das artes visuais, dança, música, pedagogia e geografia. Serão compartilhadas as ações já realizadas neste primeiro ano de projeto (como atividades em sala de aula, oficinas temáticas, entre outras) e as contribuições para a formação dos bolsistas.

Acessar