Resumo

Poucos são os estudos sobre a formação continuada e a carreira dos profissionais que atuam no âmbito não-escolar. Com o objetivo de identificar e discutir se a percepção sobre a própria carreira profissional apresenta alguma relação com a identificação de necessidades de formação continuada, a pesquisa focalizou a atenção nos profissionais de EF da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo por estarem vinculados ao Programa Clube Escola que vem sendo implementado desde 2007. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, de orientação fenomenológica, tendo noventa e quatro dentre os cento e setenta e três profissionais que atuam no Clube Escola, respondido a um questionário contendo duas questões abertas. Identificou-se que 70% estão satisfeitos com o seu atual momento na carreira e esse resultado parece se relacionar com os 72% que atribuem importância à formação continuada e estão dispostos a se manterem em constante aperfeiçoamento profissional quando incentivados para isto. Os resultados não convergiram com os estudos de Michael Huberman em relação aos estágios da carreira docente mostrando a necessidade da carreira do profissional de Educação Física que atua no contexto não-escolar ser alvo de novas pesquisas.

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