Atividade:

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), com Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), tendo realizado estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Didática e Organização Educativa da Universidade de Barcelona/Espanha (bolsista CAPES). É professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na Graduação no âmbito do curso de Educação Física e como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. É editor adjunto da revista Movimento e pesquisador do Grupo de Pesquisas Qualitativas Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) da ESEFID-UFRGS, coordenado pelo Prof. Dr. Vicente Molina Neto. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação de Professores e Prática Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, práticas pedagógicas, formação de professores e trabalho docente.

na Biblioteca

Tese


Doutorado
Mudanças Sociais e o Trabalho Docente do Professorado de Educação Física na Escola de Ensino Fundamental: Um Estudo na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.
Mestrado
O Trabalho Docente dos Professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.
Doutorado
Construção curricular, interculturalidade e educação física: possíveis ressonâncias
Mestrado
A construção curricular da escola “múltipla”: um olhar para a educação física nos anos finais do ensino fundamental
Mestrado
Narrativas de Professores e Professoras de Educação Física Acerca das Implicações das Políticas Educacionais no Trabalho Docente na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/rs
Mestrado
Compreensões de Professores de Educação Física Acerca das Implicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (pibid) na Sua Formação Docente
Mestrado
A Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física e as Políticas Educacionais no Ensino Médio Um Estudo na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
Mestrado
Entre Massificação do Ensino e a Busca de Uma Escola Justa : a Perspectiva dos Professores de Educação Física do Programa Ação Integrada Para Adolescentes de Esteio/rs
Mestrado
Micropolítica Escolar e o Trabalho Docente do Professor de Educação Física: Estudo de Caso Etnográfico em Uma Escola Estadual de Camaquã/RS
Mestrado
Micropolítica Escolar e o Trabalho Docente do Professor de Educação Física : Estudo de Caso Etnográfico em Uma Escola Estadual de Camaquã/rs
Mestrado
Micropolítica Escolar e o Trabalho Docente do Professor de Educação Física : Estudo de Caso Etnográfico em Uma Escola Estadual de Camaquã/rs
Mestrado
Diferentes Infâncias e a Prática Pedagógica do Professor de Educação Física : Estudo na Rede Municipal de Portão/rs
Mestrado
O Trabalho Docente dos Professores de Educação Física Durante a Implementação do Ensino Médio Politécnico: Um Estudo em Escolas de Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
Nenhuma publicação
Doutorado
Processos de Subjetivação a Partir da Lei 9.696/98 de Regulamentação da Profissão de Educação Física: Disputa e Constituição de Profissionalidades
Mestrado
Iniciação no Futsal: Uma História Contada com as Mulheres
Mestrado
Diálogos Docentes Sobre a Prática Pedagógico-avaliativa: o Caso da Autoavaliação da Educação Física Escolar
Mestrado
O Trabalho Docente nas Escolinhas Esportivas: Experiências Narradas na Escola
Mestrado
Análise Crítica do Posicionamento da Educação Física no Currículo do Ensino Médio Integrado de Um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Mestrado
A Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física no Ensino Médio em Uma Escola da Rede Privada e Uma Escola Pública: Estudo de Caso(s)
Mestrado
As Percepções de Educadores, Educandos e Seus Familiares Sobre a Utilização do Futebol 3 Tempos em Um Projeto Social Esportivo de Porto Alegre/rs
Doutorado
Estudar com Professores: a Formação Continuada e o Processo de Mudança de Concepção de Ensino na Educação Física Escolar
Mestrado
A Participação das Crianças no Esporte de Alto Rendimento: Para Além do Como Deve Ser
Mestrado
Praticas Curriculares de Professores de Educação Fisica: Rascunhos de Um Projeto de Disciplina na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.
Mestrado
Expansão da Educação Superior: o Contexto dos Cursos de Educação Física no Brasil
Mestrado
Que Autonomia é Essa? : Uma Etnografia com Professores de Educação Física em Uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre-rs
Doutorado
O Estágio Supervisionado na Formação de Professores de Educação Física : Saberes e Práticas dos Estudantes-estagiários
Mestrado
Atuações Pedagógicas Inerentes a Práxis dos Professores de Educação Física Escolar
Mestrado
Futebol e Mulheres no Brasil: a História de Vida de Aline Pellegrino
Mestrado
Extensão Universitária e Formação de Professores de Educação Física: Contribuições e Contradições
Mestrado
O PIBID e as Aprendizagens na Formação Inicial de Professores de Educação Física: Uma Etnografia com Estudantes da FACOS/RS
Mestrado
Violências na Escola: Uma Etnografia em Duas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Gravataí
Mestrado
naĩ´ãwee~ i nucuma´ü~: Jogos Autóctones Ticunas na Perspectiva dos Povos Indígenas da Região Amazônica Colombiana

Artigos publicados no Periodico


Educação física escolar e a experiência pandêmica Implicações para o laço pedagógico
A docência em Educação Física em tela: usos dos métodos (auto)biográficos em processos de investigação e formação
Emoções e violências no retorno à presencialidade na escola: uma análise configuracional nos entornos da Educação Física
Emoções e Violências no Retorno à Presencialidade na Escola: Uma Análise Configuracional nos Entornos da Educação Física
Proposta Pedagógica de Dança em Tempos de Pandemia
O Trabalho Docente em Educação Física no Ensino Médio Politécnico: Análise do Contexto Micropolítico
Descaso, Desorientação e (desin)formação Continuada: Ressonâncias na Construção Curricular
A Prática Científica dos Grupos de Pesquisa no Subcampo Acadêmico-científico da Educação Física Escolar
A Formação dos Educadores Sociais no Programa Esporte e Lazer da Cidade – Pelc – em Porto Alegre
A Atuação no Pelc/ufsm e a Formação Experiencial dos Educadores Sociais de Esporte e Lazer
As Relações dos Sujeitos com os Saberes Como Elemento Constituinte da Construção Curricular e da Educação Física
Representações de Estudantes Ingressantes na Esef/ufrgs Sobre a Formação Inicial em Educação Física
As Redes de Interações dos Professores de Educação Física Iniciantes na Carreira Docente: Tecendo Fios de Socialização
Estado do Conhecimento: a Categoria Experiência no âmbito da Educação Física
Identidade(s), Cultura Escolar e Subjetividades: os Fios Que Constituem o Processo de Socialização Docente dos Professores de Educação Física Iniciantes na Carreira Docente
Retornos, Contornos e Desvios: a Educação Física na Construção Curricular dos Anos Finais do Ensino Fundamental em Uma Escola Estadual do Rio Grande do Sul
A Educação Física no Ensino Médio ou Para Entender a Era do Gelo
Reflexões Sobre a Produção do Conhecimento em Educação Física e Ciências do Esporte
O Não de Raimundo Silva: a Pesquisa Narrativa Como Alternativa Teórico-metodológica Para Enfrentar o Cerco Imposto Pelas Políticas Educativas do Tempo Presente
A Organização Escolar e o Trabalho Docente de Professores Iniciantes de Educação Física de Criciúma-sc
Editorial
As Políticas Públicas de Formação de Professores: Um Estudo de Revisão do Banco de Teses da Capes
Mudanças Sociais e o Trabalho Docente de Professores de Educação Física na Escola: Estudo a Partir de Histórias de Vida
Mudanças Sociais e o Trabalho Docente de Professores de Educação Física na Escola: Estudo a Partir de Histórias de Vida
Editorial. Movimento 21, 1, 2014
Trabalho Docente Coletivo na Educação Física Escolar
Pesquisar Exige Interrogar-se: a Narrativa Como Estratégia de Pesquisa e de Formação Do(a) Pesquisador(a)

TAGs Relacionadas

Atividades de Lazer Autonomia CBCE Ciências do Esporte Comunicação Covid-19 Currículo Dança Documentação Docência Educação Física Educação Física Escolar Emoções Ensino Médio Ensino Remoto Ensino Superior Escola Esportes Estratégia Etnografia Experiência Formação Docente Formação de Professores História Pandemia Políticas Públicas Produção do Conhecimento Professor Professores de Educação Física Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Prática Pedagógica Revistas Socialização Sociologia Trabalho Trabalho Docente Violência

Autores Relacionados

Vicente Molina Neto Jéssica Serafim Frasson Fabiano Bossle Natacha da Silva Tavares Vera Regina Oliveira Diehl Alex Branco Fraga Denise Grosso da Fonseca Victor Julierme Santos da Conceição Lisandra Oliveira e Silva Gilmar Tondin Ivone Job Maria Cecília Camargo Günther Rodrigo Alberto Lopes Camila da Rosa Medeiros Jônatas da Costa Brasil de Borba Aline Nogueira Haas Daniel Giordani Vasquez Hugo Norberto Krug Larissa Michelle Lara Leandro Oliveira Rocha Mauro Myskiw Rosane Maria Kreusburg Molina Aline Britto Rodrigues Angelica Madela Bráulio Amaral Lourenço Pedro Fernando Avalone Athayde Maicon Felipe Pereira Pontes Romilson Augusto dos Santos Allyson Carvalho de Araújo Roseli Belmonte Machado Eduardo Batista Von Borowski Raquel da Silveira Franciele Roos da Silva Ilha Jonas Vasconcellos Daniel Marlon André da Silva Jayne Luisa Engeroff Felipe Barroso de Castro André Osvaldo Furtado da Silva Amanda Dória de Assis Carlos Alberto Rosário Izidoro Júnior Isadora Loch Sbeghen Jéssica Frasson Andressa Ceni Lopes Ândrea Tragino Plotegher