Resumo

Efetivamos neste texto uma reflexão sobre a produção do conhecimento ante a complexidade da educação física/ciências do esporte no Brasil. Partindo de cinco hipóteses de trabalho, abordamos o papel do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) no contexto da produção de conhecimento nesse campo de saber. Para construir essa abordagem, revisamos a bibliografia específica sobre o tema, as teses de doutorado produzidas nos últimos cinco anos nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em educação física brasileiros e as dissertações de mestrado de um desses PPGs. Relacionamos essas informações com documentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre as bolsas de produtividade em pesquisa e com os trabalhos científicos apresentados nos três últimos Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte. Tais procedimentos nos permitiram: a) identificar modelos teórico-metodológicos a partir dos quais a comunidade científica da educação física produz conhecimento; e b) compreender pontos de convergência e divergência entre a produção científica legitimada por aquela sociedade científica e a produção estimulada pelas instituições nacionais de fomento à pesquisa científica.

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