Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a percussão corporal pela experiência do Núcleo Barbatuques. Este núcleo artístico e educacional desenvolve pesquisas a partir do conceito de musica corporal. Barbatuques significa também, o nome de uma linguagem/técnica/pedagogia especifica desenvolvida pelo grupo.
O trabalho pretende identificar diferentes formas de exploração da percussão do corpo (sons de palmas, batidas no peito, os pés), da voz como fonte de exploração sonora, de jogos e improvisações musicais.
Podemos dividir o processo de musicalização através do corpo em quatro principais eixos: sons do corpo (reconhecimento e exploração dos sons), coordenação motora (de pés com mãos e voz), técnicas de percussão corporal ( mini instrumentos e famílias da percussão corporal), jogos musicais (seqüência minimal, refrão/improviso e ecos).
A musica corporal pode ser uma experiência musical dentro das aulas de Educação Física ou Educação artística que tem o corpo como centro de sua reflexão. Esse conteúdo aponta possibilidades interdiciplinares para o desenvolvimento de um trabalho integrado entre essas duas disciplinas.

Acessar