Resumo

Neste trabalho apresento parte de um estudo de caso em andamento, que vem sendo realizado em um curso de Licenciatura em Educação Física (EF), cujo objetivo tem sido compreender como os estudantes se apropriam, prática, discursiva e cognitivamente dos conhecimentos sobre o corpo e sua compreensão acerca da Educação Física Escolar (EFE). Essa aproximação baseia-se nos pressupostos analítico-interpretativos formulados por Bakhtin (2003; 2004) e Vygotsky (2000; 2003; 2008). Com base nesses pressupostos, tenho procurado documentar os sentidos sobre a Cultura Corporal e a EFE que são postos em circulação nas atividades de ensino, os efeitos de sentido que suscitam, como se afetam reciprocamente e como têm sido elaborados ativamente pelos sujeitos que dela participam. Neste texto analiso enunciados escritos pelos estudantes no contexto de um levantamento de conhecimentos prévios sobre a EF. Os indicadores reunidos têm orientado minha atenção para a permanência e a superação dos argumentos e sentidos apresentados por eles, tendo em vista os efeitos da mediação pedagógica centrada na ressignificação das práticas corporais na direção de uma concepção mais abrangente e crítica de área que permita uma reflexão acerca da Cultura Corporal.

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