Resumo

Este artigo consiste em um relato de experiência vivenciado nas aulas de Educação Física com a turma do PROEJA Saberes da Terra no IFPA/ Castanhal, que teve como objetivo desenvolver a partir do açaí diversas possibilidades lúdicas no trato do conteúdo jogo nas aulas de educação física. A metodologia consistiu de maneira teórico e prática em que vivenciou-se o jogo e seus elementos considerando o açaí nas suas diferentes abordagens culminando com a realização de uma gincana mediada pelos próprios alunos com uma turma regular convidada. O contexto vivenciado pelos alunos da turma PROEJA com o açaí evidencia a relação do trabalho, no entanto é válido resgatar outras relações, que são inerentes ao ser humano as quais são sedimentadas nos aspectos culturais, que constroem as práticas corporais nas mais populares expressões do corpo, por meio de diferentes manifestações que é a ludicidade. Assim, as aulas de Educação Física tornam-se momentos fundamentais para a construção humana, construindo novos diálogos e vivências, no sentido de enaltecer um processo pedagógico participativo e que de fato tenha sentido e significado para todos os sujeitos envolvidos, concretizando uma relação sedimentada na troca de conhecimentos e conquista da autonomia sem negar os aspectos sócios culturais.

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