Resumo

O presente trabalho possui como objeto de estudo a Licenciatura Ampliada na formação de professores em educação física e para nos apropriar do objeto estamos nos subsidiando em estudos anteriores de DUARTE, FRIGOTTO, SAVIANI, SANTOS JUNIOR, entre outros. Nossa pergunta científica: os elementos teórico-científicos e ético-políticos presentes na proposição da Licenciatura Ampliada constituem-se possibilidade de enfrentamento à formação unilateral? Partimos da hipótese que a Licenciatura Ampliada constitui-se enquanto uma possibilidade de superação, da fragmentação e de suas implicações, nos cursos de formação em educação física. O nosso objetivo é analisar de forma sistematizada os elementos que compõem a minuta da Licenciatura Ampliada para os cursos de formação de professores em educação física. Procedimentos metodológicos: materialismo histórico-dialético enquanto teoria do conhecimento e para análise estaremos nos apropriando da literatura/documentos: livros e artigos científicos, documento da ANFOPE de 2010 e da minuta da Licenciatura Ampliada apresentada pela Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física - ExENEEF e o grupo de pesquisa LEPEL/UFBA. Conclusões: há limites na minuta da licenciatura ampliada, porém a mesma se constitui numa possibilidade de formação humana/formação de professores em educação física pois contribui para a formação nas dimensões ético-politica e teórico-cientifico, não ficando restrita a formação técnico-instrumental.

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