Resumo

Nos últimos arrefeceu-se o debate em torno da avaliação educacional. De um lado, encontram-se os que concebem a avaliação como dispositivo para identificar as aprendizagens obtidas, quase sempre por intermédio de instrumentos e critérios definidos externamente à escola. De outro, estão aqueles que veem a avaliação enquanto atividade pedagógica que por objetivo principal a reorganização da ação didática. No âmbito da Educação Física, a avaliação assume diferentes faces visando atender às demandas apresentadas pelos variados currículos existentes. Neste estudo descritivo, interessou-nos: saber que semblante assume no currículo cultural do componente; descrever seus procedimentos principais; e desvelar as concepções dos docentes acerca da sua função. Para tanto, entrevistamos professores de Educação Física que desenvolvem uma proposta de trabalho inspirada na teorização cultural do componente e coletamos a documentação proveniente das suas práticas avaliativas. A análise do material recolhido dá a entender que a avaliação no currículo cultural distancia-se do viés classificatório e excludente que caracteriza os currículos fundados nos pressupostos psicobiológicos, assemelhando-se a uma produção escrita com estrutura provisória e em processo constante de reorganização, o que nos permite aventar uma certa dimensão autopoiética.

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