Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma dissertação de mestrado que investigou a importância que acadêmicos de Educação Física atribuem para as diversas áreas de estudo que integram o processo formativo. A pesquisa, de corte transversal e baseada nos métodos quantitativos, envolveu 428 acadêmicos de cursos de Licenciatura e Bacharelado, provenientes de três instituições sul brasileiras. Através de um instrumento denominado Escala de Valorização das Áreas de Estudo analisou-se a percepção dos acadêmicos para 52 áreas de estudo. Uma análise fatorial exploratória identificou oito dimensões formativas no conjunto de itens investigados. Análises comparativas controlando os sujeitos por gênero, modalidades e instituições demonstraram importantes variabilidades entre os grupos estudados. Os padrões valorativos observados denotam que os acadêmicos se identificam fortemente com as áreas de estudo provenientes das ciências biológicas e dos desportos, demonstrando menor prestígio para as áreas pedagógicas e as ciências humanas. Esses resultados apresentam similitudes com as tendências históricas observadas na trajetória formativa dos cursos de Educação Física no Brasil.

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