Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão acerca da idéia de se incluir o conteúdo Lutas na escola, apresentando subsídios teóricos sobre a temática, como também, um relato de experiência envolvendo o Judô no ensino oficial. A questão central deste estudo é a seguinte: Como viabilizar a prática do conteúdo Judô nas aulas de Educação Física escolar? O objetivo geral é contribuir com o processo de legitimação do conteúdo Lutas (Judô) na Educação Física Escolar. E, especificamente, almeja: a) analisar as possibilidades de se diversificar os conteúdos da Educação Física escolar, superando paradigmas esportivistas que privilegiam determinadas práticas corporais em detrimento de outras; b) propor estratégias pedagógicas que favoreçam a prática do judô, adaptando-o à realidade da escola pública e; c) discutir as referidas práticas na escola, considerando o projeto histórico de transformação social, que se utiliza dessas atividades corporais para ajudar o aluno a realizar uma reflexão pedagógica capaz de permitir uma intervenção crítica na realidade que o cerca. Os resultados dessa pesquisa apontaram para uma possibilidade real de se incluir essas práticas na escola, mesmo diante dos inúmeros desafios a serem enfrentados nesse processo.

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