Resumo

A gestão do esporte no Brasil tem sido objeto de estudos que indicam a necessidade de aprimorar a qualificação de gestores que atuam no contexto esportivo e profissionais de Educação Física são observados ocupando cargos de gestão em organizações esportivas no país. Baseando-se nesta perspectiva e calcada em uma abordagem qualitativa, esta dissertação teve como objetivo analisar a atuação de gestores esportivos e a formação, relacionada à gestão, oferecida em cursos de graduação em Educação Física. Foram realizadas entrevistas com dez gestores de variadas organizações esportivas e analisadas as disciplinas relacionadas à gestão nos currículos dos cursos de bacharelado em Educação Física do Estado de Santa Catarina, identificando-se categorias temáticas. Os resultados demonstraram que a formação relacionada à gestão apresenta-se de maneira heterogênea nos cursos investigados; que o conjunto de disciplinas e ementas abordadas converge, em grande parte, com a atuação de gestores esportivos, mas que existem pontos que podem ser aprimorados. Os saberes administrativos e esportivos foram identificados como fundamentais à atuação de gestores esportivos e a organização de eventos uma de suas principais atividades. Conclui-se que, embora, não exista um modelo correto ou incorreto para a formação em Educação Física, no tocante à gestão – pois as estruturas curriculares devem estar alinhadas ao perfil profissional que cada curso deseja formar –, as instituições de ensino devem considerar a gestão como um importante componente da formação, visto ser esta uma possibilidade de intervenção do futuro profissional da área. 

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