A Atuação no Pelc/ufsm e a Formação Experiencial dos Educadores Sociais de Esporte e Lazer
Por Felipe Barroso de Castro (Autor), Maria Cecília Camargo Günther (Autor), Elisandro Schultz Wittizorecki (Autor).
Resumo
Pretendemos com esse estudo realizar uma primeira aproximação com nosso tema central de pesquisa: a formação experiencial de educadores sociais de esporte e lazer a partir da atuação no Programa Esporte e Lazer da Cidade da Universidade Federal de Santa Maria (PELC/UFSM). Buscamos, a partir disso, identificar e compreender de que modo a atuação nesse Programa vem repercutindo sobre a formação experiencial desses educadores sociais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizando primeiramente a análise de alguns documentos e, em um segundo momento, a aplicação de um questionário com o grupo de colaboradores. Consideramos previamente que a experiência de atuação contribuiu para a formação de identidades caracterizadas a partir de um perfil desse educador social de esporte e lazer, bem como da compreensão e apropriação de seu papel educativo, quando inserido na realidade das comunidades.
Referências
ALMEIDA, L.; FENSTERSEIFER, P. E. O lugar da experiência no âmbito da Educação Física. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 04, p. 247-263, out/dez., 2011. BRASIL. Ministério do Esporte. Disponível em: http://www.esporte.gov.br/sndel/esporteLazer/default.jsp Acesso em: 11 jul. 2011.
BRASIL. Ministério do Esporte. Secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Departamento de Formulação de Políticas e Estratégias. Coordenação-Geral de Esporte e Lazer. Diretrizes – Emendas Parlamentares - do Programa Esporte e Lazer da Cidade. Brasília, 2012.
BRASIL. Política Nacional do Esporte. Resolução nº 05/Conselho Nacional do Esporte. ME. Brasília, 2005.
BRASIL. Projeto Básico do Programa Esporte e Lazer da Cidade da Universidade Federal de Santa Maria (PELC/UFSM), Santa Maria, 2010.
EWERTON, A. N. Análise da formação profissional do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC): o olhar dos agentes sociais. 2010, Dissertação (Mestrado em Lazer) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
FIGUEIREDO, P. O. F. N. Política e Formação: O Programa Esporte e Lazer da Cidade no Distrito Federal e Entorno. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
FIGUEIREDO, Z. C. C. Experiências Sociais no Processo de Formação Docente em Educação Física. 2004. Tese. (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.
FIGUEIREDO, Z. C. C. Uma Experiência de Formação de Professores de Educação Física na Perspectiva do Formar-se Professor. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 03, p. 1-11, set/dez.,2009.
FIGUEIREDO, Z. C. C. Experiências profissionais, identidades e formação docente em educação física. Revista Portuguesa de Educação, Lisboa, v. 23, n. 02, p. 153-171, 2010.
GOMES, C. L.; MELO, V. A. Lazer no Brasil: trajetória de estudos, possibilidades de pesquisa. Movimento, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 23-44, jan./abr. 2003.
ISAYAMA, H. F. Atuação do profissional de educação física no âmbito do lazer: a perspectiva da animação cultural. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 2, p. 407-413, abr./jun. 2009.
ISAYAMA, H. F. Sobre a formação de profissionais para a atuação no mercado de trabalho em lazer. In: PINTO, L. M. S. M. (Org.). Lazer, turismo e hospitalidade: desafios para as cidades-sede e subsedes de megaeventos esportivos. 2. ed. Brasília: Ideal, 2011. p. 93-97.
JOSSO, M. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.
MARCELINO, N. C. A ação profissional no lazer, sua especificidade e seu caráter interdisciplinar. In: MARCELINO, N. C. (Org.). Lazer: formação e atuação profissional. Campinas: Papirus, 1995. p. 13-22.
MASCARENHAS, F. “Lazerania” também é conquista: tendências e desafios na era do mercado. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p.73-90, mai./ago. 2004.
MASCARENHAS, F. Exclusão social clube: problema para as políticas públicas e gestão em esporte e lazer. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 14, 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: CBCE, 2005. Disponível em http://www.cbce.org.br/br/anais/conbrace2005.pdf. Acesso em: 20 jan. 2014.
MOITA, M. C. Percursos de formação e trans-formação. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 111-140.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias de suas vidas. In: NÓVOA. A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 11-30.
PINTO, L. M. S. M. Formação de educadores e educadoras para o lazer: saberes e competências. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, n. 3, p. 53-71, maio 2001.
SUASSUNA, D. M. F. A. O Programa Esporte e Lazer da Cidade: A política de formação para o trabalho e o papel dos agentes sociais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 16 [E] CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 3, 2009, Salvador. Anais... Salvador: CBCE, 2007. p. 1-11.
TAFFAREL, C. Z. A prática pedagógica e a inclusão social: um desafio da Educação Física, 2009. Disponível em http://www.rascunhodigital.faced.ufba.br/ver.php?idtexto=595 . Acesso em: 20 jan. 2014.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqü.ncias em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 13, p. 5-24, jan/abr., 2000.
THOMASSIM, L. E. C. Os sentidos da exclusão social na bibliografia da Educação Física brasileira. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 151-178, jan./abr. 2007.
TONDIN, G. A formação dos educadores sociais de esporte e lazer no Programa Esporte e Lazer da Cidade de Porto Alegre – RS. In: CONGRESSO SULBRASILIERO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5, 2010, Itajaí. Anais... Itajaí: RBCE, 2010. Disponível em: http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/vcsbce/vcsbce/schedConf/presentations. Acesso em: 20 de set. 2010.
TONDIN, G. A formação dos educadores sociais de esporte e lazer no Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC – em Porto Alegre. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais – pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. 175 p.
Downloads
Publicado
2014-06-30
Como Citar
Castro, F. B. de, Günther, M. C. C., & Wittizorecki, E. S. (2014). A Atuação no PELC/UFSM e a Formação Experiencial dos Educadores Sociais de Esporte e Lazer. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 17(2), 21–52. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.848
Edição
v. 17 n. 2 (2014): junho
Seção
Artigos Originais