A Autopercepção Da Prática Dos Profissionais De Educação Física Atuantes Na Usina Da Paz/Pará
Por Larissa Nunes De Oliveira (Autor), Tayan Rogério Oliveira Carmeiro (Autor), Rhenan Ferreira De Freitas (Autor), Marcos Antonio Castro Protásio Filho (Autor), Alan Medeiros De Sousa (Autor), Emerson Maciel Ferreira (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Ao falarmos sobre prática pedagógica é comum que os pensamentos sejam direcionados para o ambiente escolar, porém é preciso estarmos atentos para que os limites espaciais não restrinjam a nossa atuação enquanto professores.No âmbito da Educação Física podemos destacar como exemplos destes espaços não escolares clubes, academias, projetos sociais, projetos esportivos voltados ao esporte e/ou lazer, entre outros. E ainda nestes espaços podemos perceber o professor exercendo a função de direcionamento dos conhecimentos. Hoje, a Educação Física vive atualmente uma cisão no que tange a formação dos profissionais da área, elaborando cursos distintos para atuação em diferentes campos: licenciatura e bacharelado. Vislumbramos essa cisão como uma das estratégias de controle social das massas criadas pelo capitalismo para manutenção da ordem social vigente. Estratégia esta que consiste em desviar a atenção do público dos problemas sociais importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, tensionando as relações sociais de uma mesma classe social e/ou trabalhista, forçando conflitos entre os mesmos.