A avaliação da formação no pet educação física e lazer da UFMG: um olhar de egressos/as
Por Vitoria Rodrigues Silva (Autor).
Em XX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A consideração dos/as egressos/as como fonte de informação sobre as diferentes possibilidades de formação profissional permite as instituições de ensino uma avaliação consistente sobre as propostas desenvolvidas. Diferentes enfoques podem ser trabalhados em pesquisas que buscam obter informações a partir dos/as ex-alunos/as que participaram de uma determinada ação de formação. Dentre elas é possível investigar o perfil dos egressos das propostas, tendo como foco as características pessoais e a trajetória de formação e atuação profissionais. O enfoque das pesquisas pode ser também a avaliação do ensino ofertado, tendo em vista um olhar sobre a eficácia da formação e os impactos na atuação. Para Costa (1998), acompanhar a trajetória profissional de egressos/as auxilia na interação entre a sociedade e as instituições de ensino, já que, ao levantar as tendências do mercado de trabalho, os modos como ocorrem às atividades profissionais, os equipamentos de trabalho, o perfil de comportamento e como ocorrem as ações profissionais dos/as egressos/as no mercado, tem-se identificado conteúdos fundamentais para o aprimoramento da formação profissional de discentes e permite dar suporte para o mapeamento da conjuntura do mercado de trabalho nos diferentes campos. O foco dessa pesquisa de egressos é o PET Educação Física e Lazer, que é um dos pioneiros da Universidade Federal de Minas Gerais com característica temática. Desde sua criação em 2003, vem possibilitando um diálogo interdisciplinar que se inicia pela relação com a área da Educação Física mas que estabelece ações e parcerias com diversos campos de conhecimento e de intervenção (Gandra et al., 2024). Tendo isso em vista, o objetivo desse estudo é avaliar a formação de egressos/as do Programa de Educação Tutorial (PET), especificamente do grupo PET Educação Física e Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais. Para tanto, a esses estudo é uma combinação de revisão de literatura e a realização de 3 grupos focais com 21 egressos/as do Programa. No momento, foi feita uma busca para identificar todos/as os nomes e contatos dos egressos/as do grupo e um primeiro contato realizado para identificar outros/as ex-petianos/as que não foram identificadas nos arquivos e nos sistemas disponíveis no PET. Em seguida, foi aplicado um questionário para identificar a inserção desses egressos/as no mercado de trabalho e com dados sendo analisados para outro sub-projeto da pesquisa “guarda chuva”. E um novo contato com os/as egressos/as foi estabelecido para definição dos/as possíveis entrevistados/as, a partir de critérios determinados previamente. Inicialmente já podemos inferir que os/as egressos/as apresentam grande disposição para participar da pesquisa e parecem demonstrar uma importância da participação no programa para sua trajetória pessoal e profissional. Além disso, desde o primeiro contato com os/as participantes da pesquisa, identificamos uma avaliação positiva das vivências do programa na trajetória e na formação dos profissionais de educação física pesquisados/as.