A Avaliação da Instituição e a Avalição na Instituição: Movimentos Didáticos Pedagógicos
Por Denise Grosso da Fonseca (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O presente estudo apresenta um recorte de minha tese de doutorado que buscou compreender as implicações do ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes nos processos avaliativos de um curso de Educação Física. A metodologia utilizada na pesquisa é de natureza qualitativa, através da análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas, individuais e grupais, realizadas com professores e alunos do Curso estudado. Neste trabalho a discussão será feita a partir da análise da entrevista grupo focal realizada com os alunos, com a intenção de destacar a visão deste segmento, por ocasião do evento, bem como também, refletir sobre a metodologia – grupo focal utilizada e sua pertinência no processo investigativo em foco. Os elementos coletados evidenciaram crítica ao ranqueamento e levaram a uma análise didático-pedagógica, sugerida pelos próprios dados, indicando que houve mudanças significativas na metodologia das aulas e na diversificação das estratégias de avaliação, mas que esse movimento não se manteve com a mesma intensidade por muito tempo. As constatações referidas permitem concluir que houve implicações das políticas públicas nas ações institucionais e docentes, e que estas precisam ser constantemente revisadas e realimentadas.