A Avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Um Retrato da Prática dos Professores de Educação Física na Rede Municipal de Cuiabá
Por Fábio Ferreira da Silva (Autor), Sarah Emanuelle Wanderlei Barbosa de Moura (Autor), Raquel Stoilov Pereira (Autor).
Resumo
Esta pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa buscou identificar a compreensão dos professores de Educação Física da rede pública municipal de Cuiabá em relação à avaliação da aprendizagem. Ocorreu em 52 escolas, com a participação de 92 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir do questionário adotado identificamos que embora 66% dos professores entendam o ato de avaliar como algo fácil e 75% reconheçam que os conhecimentos adquiridos durante a graduação foram suficientes ou parcialmente suficientes, há equívocos em relação ao conceito e função atribuídos a avaliação. Constatamos um engessamento por parte da SME de Cuiabá em relação aos descritores de avaliação, culminando na realização de uma tarefa burocrática, o que precisa ser revisto.