Resumo

Manifestação enraizada com a população negra africana, a capoeira adentra para além do âmbito da cultura e habita a educação através da ação de mestres(as), pesquisadores(as) e professores(as) como parte da Educação Física escolar, sendo amparada por leis e documentos curriculares da área. Contudo, a problematização e o ensino dessa manifestação ou de outras pertencentes às culturas africana e afro-brasileira ainda são objetos ausentes em algumas instituições de ensino. A partir desse cenário, o estudo de natureza qualitativa, por intermédio de uma diversidade instrumental (produção de desenhos, escritas, painéis e apresentações), objetiva a compreensão das concepções discentes adotadas sobre a capoeira e as relações com os saberes estabelecidas com ela, com a Educação Física escolar e com os(as) estudantes. A análise dos resultados permitiu-nos perceber a urgência em continuar o ensino do tema na escola de modo a fomentar a presença das africanidades e das questões étnico raciais envolvidas, uma vez que as inquietudes envolvendo o processo de autorreconhecimento e o histórico de luta envolvendo a capoeira demonstraram-se potentes meios de discussão e de mobilização dos saberes discentes, propiciando a construção de currículos da Educação Física descolonizados onde os temas e práticas pertencentes à cultura dos povos negros tenham presença e efetivação. Palavras Chaves: Educação Física Escolar. Capoeira. Saberes Discentes.

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