Resumo

Introdução: A Escola Americana de Campinas (EAC) possui um sistema de oferecimento de práticas esportivas, denominado Atlhetics, de caráter extracurricular, no qual a Capoeira começou a ser oferecida no ano de 2020. Objetivo: Relatar a experiência do processo pedagógico da Capoeira durante a pandemia bem como seu impacto no ensino on-line. Desenvolvimento: O processo de implementação da Capoeira na EAC teve como objetivo estabelecer um diálogo entre as culturas brasileira e norte-americana. Assim, as aulas eram realizadas por uma única professora, em inglês, mas com vocabulário de elementos corporais em português, bem como instrumentos musicais cantigas. Devido à pandemia, as aulas foram suspensas, momento no qual a equipe gestora suscitou uma reflexão acerca do currículo de esportes, apresentando novas possibilidades de trabalho para professores em home office, que seriam: 1- etapa de criação de documento escrito sobre os conteúdos presentes nas aulas, a fim de criar o currículo de esportes da EAC; 2- planejamento das aulas de práticas corporais modelo on-line, e 3- aplicação das aulas on-line. Em 1, foi definido o modelo para todas as práticas, divididos em a) Fundamentals/ Physical Capacities; b) Tactical/principles e c) Social Skills: Behavior and Attitude, com habilidades sociais individuais e em grupo. No caso da capoeira, a) foi dividido em: Body control (ginga); Capoeira Vocabulary Movement: Kicks; Rotated kicks; Defenses Displacement; Unbalanced movements e Acrobatic movements (floreios); Music, Lyrics, Play instruments e History. Em b) Capoeira Circle (Roda de Capoeira) e Creativity. Na etapa 2 foi possível planejar e aplicar as de aulas de Capoeira on-line (sendo a maior dificuldade jogo em dupla e musicalidade). No retorno de ensino híbrido/presencial, foi possível dar continuidade à aplicação desse currículo de Capoeira. Sugestões: Publicação de caderno didático adaptado da criação do currículo da EAC, com possibilidade de aplicação de aulas tanto on-line como presenciais

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