A Chegada da Fórmula-1 no Rio de Janeiro
Por Rodrigo Vilela Elias (Autor), Silvio de Cássio Costa Telles (Autor), Caio Serpa Madeira (Autor), Thulyo Lutz (Autor), Fernando Oliveira (Autor), Tereza Claudia de Andrade Camargo (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
Nos anos 1960, as indústrias automotivas promoveram a economia e o automobilismo, processo guiado pelo plano de metas de Juscelino Kubistchek (1955-1960). São Paulo (SP) sediou estas indústrias e era a única cidade brasileira com autódromo – Interlagos (construído em 1940). Nesta época, a corrida mais importante no Brasil era o Circuito da Gávea na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Com o fim desta corrida em 1954 e a instalação das indústrias em SP a partir de 1955, Interlagos despontou no cenário nacional. As fábricas descobriram as corridas como solução para testar os carros. Surgia uma simbiose entre fábricas e Interlagos.