A Cobertura Jornalística das Copas de 2019 no Globoesporte.com: Indícios da Midiatização do Futebol de Mulherese 2019. Desenvolvemos Uma Análise de Produto Midiático, com Abordagem
Por Breno Brey Dauria (Autor), Silvan Menezes dos Santos (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 44, n 1, 2022.
Resumo
Objetivamos analisar a cobertura jornalística do grupo Globo sobre as seleções brasileiras na Copa do Mundo de Futebol Feminino e na Copa América de Futebol Masculino, ambas as edições de 2019. Desenvolvemos uma análise de produto midiático, com abordagem quanti-qualitativa dos dados. Como ferramenta analítica, utilizamos a teoria do enquadramento, subsidiada pelo modelo analítico dos 5 E´s do esporte. Analisamos também o volume da produção noticiosa, autoria das notícias, sexo dos autores e autoras, fontes de entrevistas e o sexo dessas fontes. Os resultados reforçam a ideia de que o processo de midiatização do futebol de mulheres está restringindo-se a sua entretenimização e, por conseguinte, isto não tem lhe agregado valor a ponto de se transformar em notícia.