A Coerência com o Mercado e a Morte/liquidação do Pensamento na Formação de Professores de Educação Física: Observações Epistemológicas, Históricas e Psicológicas
Por Gleice Nicola da Silva (Autor), Maria Cecília Camargo Günther (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Esse estudo tem como propósito a compreensão do processo de formação dos professores de Educação Física (EF) que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) desde o período de sua graduação. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, e os procedimentos utilizados serão: análises documentais, revisão bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas. Inicialmente será realizado um mapeamento dos currículos dos cursos de EF das principais universidades federais do sul do país com o objetivo de identificar e analisar as disciplinas que tenham o ensino da EF na EJA como temática central. Até o presente momento a revisão bibliográfica e documentos nos possibilitaram identificar os limites nas políticas públicas voltadas para essa modalidade de ensino, a complexidade que envolve a docência, a fragilidade na presença da EF no currículo de EJA e uma ausência considerável de políticas específicas para a formação inicial e continuada do profissional que trabalha com essa parcela da população.