A complexidade do brincar na educação infantil: reflexões sobre o brincar lúdico-agressivo
Por Raquel Firmino Magalhães Barbosa (Autor), Maria Cecília da Silva Camargo (Autor), André da Silva Mello (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
Analisa a complexidade do brincar da criança no contexto da Educação Infantil, sobretudo, o brincar lúdico-agressivo. Adota a pesquisa etnográfica, desenvolvida com 40 crianças, e uma professora de Educação Física de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Vitória/ES, com observação participante de aulas de Educação Física e parque infantil, em que foram analisadas as narrativas, enunciados e brincadeiras lúdicas. os episódios foram sistematizados em diário de campo e por meio de vídeos. As (re)invenções cotidianas das crianças na produção de brincadeiras lúdico-agressivas, que, de forma velada e astuta, dão sentidos às suas práticas lúdicas. Busca desconstruir representações pejorativas sobre esse tipo de manifestação lúdica, sinalizando para sua importância no processo de socialização das crianças e na reorientação das práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil.